Participantes discutiram sobre atendimento, ESG e inteligência artificial no setor
Foi realizado nesta quarta-feira (16), no Centro de Convenções do Senac em Caruaru, o Fórum de Debates da Fecomércio-PE com o foco no tema Tendências do Varejo e Transformação Digital. O evento é uma promoção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Instituto Fecomércio, com a parceria do Sebrae/PE e o apoio do Cartão do Empresário, do Sindloja PE, do Sincovac e TV Asa Branca.
Ao dar as boas-vindas aos convidados, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, acrescentou que a unidade do Senac em Caruaru está completando 10 anos e frisou que levará mais eventos como esses para Unidade. O objetivo do Fórum de Debates é contribuir para o desenvolvimento econômico do município, promovendo a troca de experiências sobre as transformações do setor. “Polo educacional, de saúde, de confecções. Como Caruaru tem uma economia dinâmica, trouxemos esse fórum para a cidade”, enfatizou o presidente.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa de Caruaru, Jaime Anselmo Filho, representou o poder municipal na abertura do evento e falou das contribuições do Sistema Fecomércio para a região. “O Sistema é muito importante para o desenvolvimento da cidade através da educação, seja nos cursos ou em eventos como esse, que fomentam o debate em nossa comunidade”, disse o secretário.
A palestra principal foi conduzida por Adalberto Souza, especialista em gestão e governança corporativa ESG. Ele falou sobre a necessidade de trabalhar a gestão de qualidade para solucionar problemas e apresentou o diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito ou diagrama espinha de peixe, ferramenta usada para identificar as possíveis causas de um problema. Segundo ele, os problemas apresentados nas empresas têm causas em uma das categorias apontadas nesse diagrama que são: Mão de obra, Método, Máquinas, Material, Medição e Meio Ambiente.
Adalberto reforçou ainda que o varejo não pode focar apenas no produto, mas na experiência que o cliente vai ter. “O consumidor dá sinais de que não quer mais um produto daquele jeito e nós não fazemos essa leitura. O cliente quer imediatismo, personalização e autonomia”, destacou o palestrante ao falar como a Inteligência Artificial pode ajudar nesse processo, automatizando as vendas em até 24 horas por dia. Para isso, estar no mundo virtual é fundamental. No entanto, ele também endossou a importância da loja física, mas com um conceito mais amplo. “É preciso pensar no sensorial, no atendimento humano. Loja é um ponto de vivência e um palco de experiência e não só do cliente externo, mas do cliente interno também”, destacou.
O evento contou ainda com a participação especial de Alberes Lopes, ex-secretário estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação e atual superintendente da Escola do Legislativo (Elepe) da Assembleia Legislativa de Pernambuco que destacou a importância do Sistema Fecomércio para a região. “As pesquisas que são feitas pelo Instituto Fecomércio ajudam os empresários. Além da formação profissional oferecidas pelo Sesc e o Senac. A qualificação é o caminho para tudo. Quando você está qualificado, você tem uma forma de agir diferente na empresa”, afirmou.
Segundo a participante Rosa Dirna, abordar temas como ESG e inteligência artificial no fórum foi fundamental para o contexto atual da região. “São necessários mais momentos como esse, para despertar nas pessoas o interesse por esses assuntos, que trazem crescimento, um olhar mais estratégico e mais acessível. As empresas precisam perceber que é possível entrar nesse mercado global, e só vai crescer quem estiver atento às tendências”, avaliou.
Emerson Mendonça compartilhou das mesmas impressões e destacou que os conhecimentos adquiridos são aplicáveis ao seu cotidiano. “O Fórum foi bem interessante com os assuntos bem atuais. A interação com público paratirar dúvidas foi um ponto significativo do evento”, afirmou.
Missão Técnica à NRF
Ainda durante o fórum Adalberto Souza e Alberes Lopes mencionaram a National Retail Federation – Retail’s Big Show (NRF). Eles destacaram como a maior feira de varejo do mundo apresenta tendências mundiais para os empresários.
Em 2025, a Fecomércio-PE realizou sua primeira missão técnica à NRF, com a participação de Alberes Lopes na comitiva, que aproveitou o momento para compartilhar aprendizados e destacar as principais tendências internacionais. Além disso, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto e a diretora geral executiva da Fecomércio, Cleide Pimentel, convidaram os comerciantes e empresários de Caruaru a participarem da próxima Missão Técnica à NRF 2026.
Link para inscrição de interessados na Missão à NRF 2026: https://forms.gle/
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.