I Fórum NTCPE Summit acontece nesta terça-feira (22/07), a partir das 9h, no auditório da ACIC. Inscrições gratuitas
“Mão-de-obra: Desafios e Oportunidades”. Este é o tema do primeiro grande debate que será realizado, em Pernambuco, referente ao setor têxtil e de confecções do Estado. O I Fórum NTCPE Summit acontece nesta terça-feira (22/07), a partir das 9h, no auditório da ACIC, em Caruaru. O evento é uma realização do Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em PE, Marco Pernambucano da Moda e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
A proposta do fórum é discutir uma das grandes dificuldades enfrentadas pelo setor brasileiro têxtil e de confecções: a falta de mão de obra qualificada. Dados da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) mostram que, de janeiro a outubro de 2024, foram criados 30,7 mil postos de trabalho, 14,2 mil no setor têxtil e 16,5 mil em confecções. De dezembro de 2023 a novembro de 2024, o saldo positivo foi de 7,1 mil vagas.
A programação conta com três painéis. O primeiro, com o tema “Contextualização do Setor”, terá como participantes João Bezerra, diretor regional da Federação das Indústrias do Estado de PE (FIEPE) e presidente do Sindtextil/PE, Ana Luiza Ferreira, presidente da ADEPE (Agência de Desenvolvimento de PE), e Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções – ABIT.
O segundo painel, “Desafios da Mão-de-Obra”, será conduzido por Wamberto Barbosa, diretor de Gestão Estratégica do NTCPE. Os palestrantes serão Erasmo Fernandes, consultor técnico do CETIQT (Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecção), convidado do Sebrae/PE, Fúlvio Diógenes, empresário da empresa Babilônia, e Tales Nery, empresário do setor e síndico do Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe.
O terceiro painel, que terá como moderadora Ivânia Porto, professora universitária, consultora e vice-presidente da FACEP (Federação das Associações Comerciais de PE), terá como tema “Inovação e Oportunidades”, com apresentação de Hari Hartmann, empresário e ambientalista da Bahia, Paulo Valeriano, empresário da empresa Distinto, e Tales Cavalcanti, empresário e diretor da ACIT (associação Comercial e Empresarial de Toritama).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site https://forum.ntcpe.org.br. O I Fórum NTCPE Summit é voltado para empresários, profissionais da moda, além de empreendedores interessados em inovação e indústria. O evento conta com a parceria do Sebrae Moda, ABIT, ADEPE e ACIC e apoio da Prefeitura de Caruaru, CDL/Santa Cruz do Capibaribe, ACIT, ASCAP, Moda Center, SindVest/PE, SindTextil, FIEPE, Senai e Grupo Asa Branca.
NTCPE – Organização social privada, gestora do Marco Pernambucano da Moda, é um dos mais fortes interlocutores dos setores da moda e da indústria de confecções do Estado. Tem a missão de promover a inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas do segmento, poder público, academia e entidades de apoio e fomento. Com apoio de parceiros, como o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, compartilha e soma iniciativas entre o setor produtivo, universidades e entidades de fomento e suporte para ampliar a inserção do segmento nos mercados nacional e internacional. Há unidades em Olinda (Mercado Eufrásio Barbosa, Largo do Varadouro, s/n, Varadouro) e Caruaru (Rua Visconde de Inhaúma, 107, Maurício de Nassau).
Serviço: I Fórum NTCPE Summit – Mão-de-obra: Desafios e Oportunidades
Data: 22 de julho
Local: Auditório da ACIC (Rua Armando da Fonte, 15, Maurício de Nassau - Caruaru/PE)
Horário: 9h
Inscrições gratuitas, programação e informações em www.forum.ntcpe.org.br
Foto: Freepic.diller para Freepik
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.