Header Ads Widget

Empresas e população na mira de ataques cibernéticos


Minicursos gratuitos abordarão também dependência tecnológica e uso de IA, na próxima semana, no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira


O crescimento dos ataques digitais, de sabotagem para interromper sistemas, redes ou serviços e ciberespionagem estão se tornando mais frequentes. Recente pesquisa realizada pela Grant Thornton e pela Opice Blum Advogados mostra que 79% das empresas brasileiras se dizem mais expostas a ataques cibernéticos. O estudo mostra ainda que 66,5% dos negócios indicam a cibersegurança entre os cinco maiores riscos corporativos. 


Na lista dos prejuízos estão tentativa de roubo de dinheiro ou identidade e criptografia para evitar que a vítima acesse os dados. O levantamento foi realizado com 248 empresas brasileiras de diversos portes e setores.


A questão é que investidas como essas não ocorrem apenas no mundo corporativo. Também têm acometido escolas, hospitais e órgãos públicos, entidades sociais e pessoas físicas, provocando, entre outros, prejuízos financeiros, de reputação e gerando insegurança. Temas como esses serão abordados na próxima semana, durante workshop e minicursos gratuitos, disponibilizados pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira.


Aberto ao público, o encontro também tratará temas como dependência tecnológica na adolescência, uso da Inteligência Artificial no Direito e gerenciamento de projetos como profissionais de TI. São formações gratuitas, ministradas por mestres, doutores e especialistas convidados do mercado. 

Envato.

Prepare-se

A iniciativa da Unit-PE integra o projeto Prepare-se, que está acontecendo até o próximo dia 25 de julho e tem como intenção dinamizar a carreira de profissionais que desejam se atualizar e oferecer mais conhecimentos aos estudantes para ingressarem ou ascenderem no mercado de trabalho. Pela programação, haverá atividades que ocorrerão no período da tarde e à noite, no campus do segundo centro universitário mais bem avaliado de Pernambuco pelo Ministério da Educação e localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.


Inscrições

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser feitas via formulário de cadastro disponível na página oficial do evento, no link: https://www.unit.br/prepare-se. No site também consta a programação geral do Prepare-se. Os participantes receberão certificado digital. 


Programação de atividades para a área de tecnologia:

Dia 21 de julho - das 9h às 12h - Workshop Ciberespionagem e Sabotagem Digital: O Crescimento dos Ataques Patrocinados por Estados. Com Alexsandro Henrique, especialista em Segurança em Redes de Computadores, Bacharel em Sistemas de Informação e professor.


Dia 23 de julho das 18h às 21h - Minicurso Síndrome da dependência tecnológica na adolescência. Giedra Marinho, psicóloga, neuropsicóloga, Mestre em Educação para o ensino em saúde, Analista Comportamental (ABA) e Especialista em intervenções clínicas na infância e adolescência e professora.


Dia 23 de julho das 19h às 21h - Minicurso Do Papel ao Pixel: O uso da Inteligência Artificial no Direito. Com Tatiana da Hora Andrade, Coordenadora do Curso de Direito da UNIT-PE, Mestre em Direito pela UFPE, Mediadora Judicial pelo TJPE desde 2009, conciliadora do PROCON/PE desde 2013, professora e advogada.


Dia 24 de julho das 08h às 11h - Oficina Scrum para leigos: gerenciando projetos como profissionais de TI. Com Rafaella Matos, Doutora em Engenharia Civil, Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação e professora.



Serviço:

O que: Minicursos gratuitos, oficinas e workshop do projeto Prepare-se.

Quando: de 21 a 25 de julho de 2025.

Onde: Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit-PE) – Avenida Mascarenhas de Moraes, 3905. Imbiribeira, Recife (PE)

Quanto: Gratuito

Inscrições e programação completa: https://www.unit.br/prepare-se 


Postar um comentário

0 Comentários