Minicursos gratuitos abordarão também dependência tecnológica e uso de IA, na próxima semana, no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira
O crescimento dos ataques digitais, de sabotagem para interromper sistemas, redes ou serviços e ciberespionagem estão se tornando mais frequentes. Recente pesquisa realizada pela Grant Thornton e pela Opice Blum Advogados mostra que 79% das empresas brasileiras se dizem mais expostas a ataques cibernéticos. O estudo mostra ainda que 66,5% dos negócios indicam a cibersegurança entre os cinco maiores riscos corporativos.
Na lista dos prejuízos estão tentativa de roubo de dinheiro ou identidade e criptografia para evitar que a vítima acesse os dados. O levantamento foi realizado com 248 empresas brasileiras de diversos portes e setores.
A questão é que investidas como essas não ocorrem apenas no mundo corporativo. Também têm acometido escolas, hospitais e órgãos públicos, entidades sociais e pessoas físicas, provocando, entre outros, prejuízos financeiros, de reputação e gerando insegurança. Temas como esses serão abordados na próxima semana, durante workshop e minicursos gratuitos, disponibilizados pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira.
Aberto ao público, o encontro também tratará temas como dependência tecnológica na adolescência, uso da Inteligência Artificial no Direito e gerenciamento de projetos como profissionais de TI. São formações gratuitas, ministradas por mestres, doutores e especialistas convidados do mercado.
Prepare-se
A iniciativa da Unit-PE integra o projeto Prepare-se, que está acontecendo até o próximo dia 25 de julho e tem como intenção dinamizar a carreira de profissionais que desejam se atualizar e oferecer mais conhecimentos aos estudantes para ingressarem ou ascenderem no mercado de trabalho. Pela programação, haverá atividades que ocorrerão no período da tarde e à noite, no campus do segundo centro universitário mais bem avaliado de Pernambuco pelo Ministério da Educação e localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.
Inscrições
As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser feitas via formulário de cadastro disponível na página oficial do evento, no link: https://www.unit.br/prepare-se
Programação de atividades para a área de tecnologia:
Dia 21 de julho - das 9h às 12h - Workshop Ciberespionagem e Sabotagem Digital: O Crescimento dos Ataques Patrocinados por Estados. Com Alexsandro Henrique, especialista em Segurança em Redes de Computadores, Bacharel em Sistemas de Informação e professor.
Dia 23 de julho - das 18h às 21h - Minicurso Síndrome da dependência tecnológica na adolescência. Giedra Marinho, psicóloga, neuropsicóloga, Mestre em Educação para o ensino em saúde, Analista Comportamental (ABA) e Especialista em intervenções clínicas na infância e adolescência e professora.
Dia 23 de julho - das 19h às 21h - Minicurso Do Papel ao Pixel: O uso da Inteligência Artificial no Direito. Com Tatiana da Hora Andrade, Coordenadora do Curso de Direito da UNIT-PE, Mestre em Direito pela UFPE, Mediadora Judicial pelo TJPE desde 2009, conciliadora do PROCON/PE desde 2013, professora e advogada.
Dia 24 de julho - das 08h às 11h - Oficina Scrum para leigos: gerenciando projetos como profissionais de TI. Com Rafaella Matos, Doutora em Engenharia Civil, Mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação e professora.
Serviço:
O que: Minicursos gratuitos, oficinas e workshop do projeto Prepare-se.
Quando: de 21 a 25 de julho de 2025.
Onde: Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco (Unit-PE) – Avenida Mascarenhas de Moraes, 3905. Imbiribeira, Recife (PE)
Quanto: Gratuito
Inscrições e programação completa: https://www.unit.br/prepare-se
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.