Curso online oferece vagas com bolsas integrais e parciais para associades e promove formação técnica com uma das maiores especialistas do país
A APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro) está com inscrições abertas para o curso “Introdução à Preservação Audiovisual: história, conceitos e práticas”, que será realizado nos dias 19, 21, 26 e 28 de maio, das 19h30 às 21h30. Com carga horária total de 8 horas e plantão de dúvidas ao final, o curso pretende oferecer uma formação ampla e acessível sobre preservação audiovisual, com foco técnico, conceitual e político.
A formação será ministrada por Débora Butruce, referência nacional na área de preservação audiovisual, com mais de 24 anos de atuação e trabalhos reconhecidos em festivais internacionais, como o Festival de Berlim. As aulas acontecem de forma online e ficam disponíveis por 15 dias após sua realização. O investimento para o público geral é de R$ 62 e há um total de 50 vagas disponíveis. Destas, 10 são bolsas integrais destinadas a associades da APAN que se identifiquem como mãe solo, pessoa LGBTQIAPN+, PCD ou integrantes da APTA e Rede Katahirine. Outras 15 vagas terão bolsa de 50% para associades da entidade.
Durante o curso, os participantes terão contato com temas essenciais como o patrimônio audiovisual no Brasil, políticas públicas, arquivos, identificação de materiais fotoquímicos e digitais e estudos de caso práticos sobre fluxos de preservação dentro da cadeia produtiva do audiovisual.
“Essa é uma oportunidade rara de formação com uma das maiores especialistas do país, voltada especialmente para profissionais negres e afroindígenas que desejam se aprofundar nos aspectos técnicos e estratégicos da preservação audiovisual, uma área fundamental para a memória e o fortalecimento do nosso cinema negro”, afirma a presidente da APAN, Tatiana Carvalho Costa.
As inscrições podem ser feitas por meio do formulário: https://forms.gle/
Programação
- Aula 1 – Patrimônio audiovisual no Brasil: conceitos, história, arquivos e políticas
- Aula 2 – As instituições de preservação audiovisual brasileiras: características, trajetória e gestão de coleções
- Aula 3 – Os materiais audiovisuais: identificação, descrição e análise em suportes fotoquímicos e digitais
- Aula 4 – Estudos de caso: incluindo a preservação no fluxograma da produção
Sobre a Associação de Profissionais do Audiovisual Negro
A Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) é uma organização brasileira que atua no fortalecimento de profissionais negros no setor audiovisual. Fundada em 2016, a entidade promove formações, laboratórios, festivais, redes de apoio e ações de incidência política com foco na equidade racial, democratização do acesso aos meios de produção cultural e valorização das narrativas negras. A APAN é hoje uma das principais referências em audiovisual negro no Brasil e na América Latina.
Sobre a ministrante
Débora Butruce é preservadora audiovisual, restauradora de filmes e curadora independente. Doutora pela ECA-USP, é fundadora da empresa Mnemosine, com atuação em todo o país. Foi responsável pela restauração de títulos como A Rainha Diaba (1974) e Iracema (1974), além do clássico A Hora da Estrela (1985), relançado em versão 4K. É membra fundadora da ABPA (Associação Brasileira de Preservação Audiovisual), integrando sua diretoria no biênio 2024–2026.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.