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O Musical de Ópera da Divina Comédia estreia na China: uma ponte cultural entre a Itália e o Oriente



Mais uma vez, a cultura revela-se um motor de diálogo e conexão entre os povos. "O Musical de Ópera da Divina Comédia", aclamado colossal teatral produzido pela MIC International Company, está se preparando para sair da Itália em uma ambiciosa turnê internacional. A partir de 25 de abril de 2025, a ópera fará sua estreia na China, em uma série de 15 grandes cidades que incluem Pequim, Xangai e Hong Kong, em colaboração com o We Opera Studio Limited. Um evento extraordinário que foi apresentado oficialmente na terça-feira, 25 de março, na prestigiosa Loggia del Primaticcio do Palazzo Firenze, sede da Sociedade Dante Alighieri. A coletiva de imprensa contou com a presença de Francesco e Leonardo Gravina, produtores do espetáculo para a MIC International Company, o diretor e autor do libreto, Andrea Ortis e Gianmario Pagano, e o compositor Marco Frisina. O evento foi apresentado pelo Secretário Geral da Sociedade Dante AlighieriAlessandro Masi, prova do apoio constante desta instituição a uma iniciativa cultural de importância internacional.

 

Uma ponte cultural entre a Itália e a China

Num momento da nossa história marcado por tensões geopolíticas e polarização crescente, a cultura afirma o seu papel de instrumento de encontro e de compreensão recíproca. Trazer "The Divine Comedy Opera Musical" para a China não é apenas uma conquista artística, é também uma oportunidade de diálogo entre duas civilizações milenares. A obra-prima de Dante, com sua narrativa poderosa e temas universais de justiça, redenção e destino humano, quebra fronteiras de tempo e lugar, aproximando culturas aparentemente distantes.

Este encontro com a tradição filosófica e literária chinesa abre novas perspectivas de reflexão e partilha, reafirmando o valor da cultura como instrumento de aproximação entre Oriente e Ocidente. Na esteira do legado de Marco Polo, a MIC International Company opta por empreender esta viagem com o mesmo espírito de descoberta e admiração, trazendo uma das obras mais representativas da herança italiana para o Oriente.

 

Cenários extraordinários


Dirigido por Andrea Ortis, que também editou o libreto junto com Gianmario Pagano, e com música de Marco Frisina"A Divina Comédia Musical de Ópera" se destaca por sua impressionante cenografia. Graças ao uso de projeções 3D imersivas, o espetáculo transporta o público para as atmosferas evocativas do Inferno, Purgatório e Paraíso, oferecendo uma experiência envolvente que cativa espectadores de todas as idades.
Vencedora de prêmios de prestígio, como a Medalha de Ouro da Sociedade Dante Alighieri e Melhor Musical nos prêmios Premio Persefone de 2019 e 2020, esta ópera teve um sucesso extraordinário nas últimas temporadas teatrais italianas. Agora, com sua estreia internacional, está se preparando para conquistar o público asiático também.

 

A cultura como instrumento de diálogo


A apresentação da "Divina Comédia" na China assume um significado mais profundo que não se limita à sua dimensão artística, pois é uma oportunidade para promover o intercâmbio cultural e o diálogo acadêmico entre a Itália e a China. Com suas raízes antigas e formas modernas de expressão, a tradição teatral chinesa será capaz de interagir com a linguagem dramática ocidental, gerando uma nova fusão de arte e interpretação.
Em uma época marcada por divisões e conflitos, o teatro, a música e a dança tornam-se instrumentos de unidade, capazes de transmitir mensagens universais e criar pontes onde a política e a economia muitas vezes levantam barreiras. "A Divina Comédia Musical da Ópera" confirma seu papel não apenas como um espetáculo espetacular, mas também como um gesto de fé no poder transformador da arte.

 

Para informações: www.divinacommediaopera.it

 

Transcrições de entrevistas
 

Marco Frisina, compositor musical de ópera de divina comédia

Escrevi a ópera em 2007 e ela tem circulado desde então, com algumas pausas. Agora deve desembarcar na China, em outro continente. Este foi um grande desafio, especialmente no início, devido ao medo de enfrentar um libreto como este. Mas então percebi que a música fluía facilmente da poesia de Dante, que de alguma forma a possui implicitamente.

Cada personagem é um mundo musical individual e, portanto, o público chinês encontrará toda a Itália nesta ópera. Acho que eles adoram a Itália e por isso se sentirão à vontade neste mundo de Dante musicado.

 

Andrea Ortis, co-autora e diretora de Divine Comedy Opera Musical

A cultura chinesa sempre manifestou uma harmonia entre o homem e a criação, entre o homem e a natureza, e o fez com a escrita a tinta, a poesia da dinastia Tang, a arquitetura, os templos, os brocados e a seda. Essa linha de cultura e beleza é algo com o qual nós, italianos, também estamos muito familiarizados. Esta é talvez a linguagem, uma linguagem da alma. É por isso que, eu acho, a Divina Comédia já teve e ainda está desfrutando de um enorme sucesso, porque a levaremos a mais de 15 cidades chinesas, incluindo Pequim, Hong Kong e Xangai. Por isso, diria mesmo que nos encontraremos como fizemos há mais de 700 anos na Rota da Seda com Marco Polo, na mesma terra de beleza e cultura.

 

Alessandro Masi, Secretário da Sociedade Dante Alighieri

Acredito que traduzir Dante também para a música é uma ponte cultural que incentiva uma compreensão mais rápida, uma apreciação mais rápida do texto e é basicamente uma chave para reler Dante em 2025. Para o Ocidente, Dante representa a ponta extrema de nossa consciência cultural e acredito que, se Dante ainda estivesse vivo, ele teria inventado razões para uma nova amizade com os chineses, razões para um diálogo que nunca foi tão importante quanto agora.

 

Francesco Gravina, presidente da MIC International Company

No que diz respeito ao mundo do entretenimento, a Divina Comédia - a maior obra-prima da literatura italiana - nunca havia sido apresentada como um espetáculo de teatro. Então, a ideia de assumir algo tão importante foi um grande desafio. Considerar a Divina Comédia do ponto de vista musical é muito complicado, pois não é fácil decifrar com esse tipo de linguagem.


A MIC International Company produziu vários shows. Todas estas mostras têm uma matriz internacional, no entanto, porque são todas produtos que têm um significado e valor que também é reconhecido no estrangeiro. Por isso, esperamos que este caminho que estamos a construir nos torne algo de defensores, impulsionando um processo que pode levar outras produções, tanto nossas como as de outros produtores teatrais, para o estrangeiro.

 

Gian Mario Pagano, co-autor de Divine Comedy Opera Musical

A produção de uma ópera sobre Dante e especialmente sobre a Divina Comédia exige síntese. Você precisa fazer escolhas, expressar preferências, fazer cortes e condensar: essa era basicamente a nossa tarefa, pois a poesia já estava lá. O único risco era que o traíssemos ou arruinássemos, então grande parte do libreto se esforça para de alguma forma espremer a Divina Comédia em uma performance que pelo menos dê ao público e lance uma ideia de todo o arco de transformação do personagem, de toda a jornada desta ópera. Isso obviamente apresenta limitações, mas a intenção também era fazer as pessoas refletirem e quererem conhecer Dante mais a fundo. Esse foi o nosso desafio.

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