Header Ads Widget

Caravana UniverCidade começa a percorrer instituições de ensino superior do Recife


Programa visa fomentar a integração entre as Instituições de Ensino Superior, o ambiente de inovação local e o setor produtivo


Lançado em maio pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o  programa "UniverCidade: Caminhos para Transformação Acadêmica", começa a rodar as instituições de ensino superior do Recife, com o objetivo de fomentar na comunidade acadêmica o debate e as oportunidades nas áreas de empreendedorismo e inovação. A primeira parada será na próxima terça-feira (10), às 19h, na Universidade Federal de Pernambuco, evento que será realizado em parceria com a incubadora Polotec - UFPE, o Porto Digital e o Sebrae Startups. A Caravana ainda percorrerá outras instituições ao longo do semestre, a exemplo do IFPE e UFRPE que serão os próximos a receber a caravana.

Na ocasião, será apresentada a estratégia de tecnologia e inovação do Recife voltada para a academia e que está alinhada com as diretrizes do Pacto Recife pela Inovação, programa que busca consolidar a cidade como um polo de desenvolvimento tecnológico e científico, promovendo a colaboração ampla. Essa sinergia é essencial para impulsionar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, proporcionando um ecossistema dinâmico. O Sebrae e o Porto Digital também estarão no encontro apresentando suas oportunidades para o público acadêmico. 

"Após várias reuniões e articulações com as instituições de ensino, o UniverCidade vai para dentro do ambiente acadêmico para estar próximo de alunos, professores e pesquisadores para que eles, de fato, acessem e usufruam das diversas iniciativas que compõem o UniverCidade, como o Eita! e o EitaLabs, por exemplo, voltados para a inovação aberta", explica o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo. 

Outras iniciativas são o Escritório de Parcerias Inovadoras, que facilita a conexão entre universidades e empresas, promovendo a transferência de conhecimento e tecnologia, e o Hacker Cidadão, que incentiva a participação ativa da comunidade em desafios tecnológicos. "Outro destaque é a Rede NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), que busca fortalecer a comunidade de núcleos de inovação e a plataforma Coreto, que é um espaço de encontro e que reunirá todas essas iniciativas para a troca de ideias e oportunidades, essencial para a construção de redes colaborativas online e offline", ressalta Rafael.

Postar um comentário

0 Comentários