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Americanas anuncia unificação das marcas Shoptime e Submarino



A partir desta terça-feira (02), as marcas Shoptime e Submarino iniciarão o processo de unificação com as Lojas Americanas. Os sites e aplicativos das duas lojas, adquiridas pela Americanas em 2005 e 2006, respectivamente, serão integrados à plataforma principal da varejista. Esta medida, que busca fortalecer a presença digital da companhia sob a marca Americanas, foi comunicada em maio deste ano às equipes responsáveis pela manutenção das plataformas online da rede.

Durante este processo, os funcionários terão a tarefa de transferir o conteúdo das empresas extintas para os canais das Lojas Americanas e "desligar" os sites e aplicativos da Shoptime e Submarino. A Americanas confirmou a fusão entre as marcas em nota enviada ao jornal O Globo, enfatizando que a unificação está alinhada com sua nova estratégia de negócios, voltada para uma operação mais ágil, rentável e eficiente, oferecendo uma experiência de compra mais completa aos clientes.

A Shoptime e a Submarino, adquiridas pela Americanas há mais de uma década, são marcas consolidadas no varejo. A Shoptime é particularmente conhecida por ser pioneira na modalidade de "home shopping" (vendas pela TV). No entanto, a fusão não foi amplamente divulgada dentro da empresa, surpreendendo até mesmo muitos funcionários, que tomaram conhecimento da novidade apenas nesta terça-feira, juntamente com a migração dos sistemas.

"A decisão contemplou o alinhamento com a nova estratégia de negócios, que foca em uma operação mais ágil, rentável e eficiente para oferecer uma experiência de compra ainda mais completa", destacou a Americanas em comunicado oficial.

A unificação das marcas ocorre em um momento crítico para as Lojas Americanas, que enfrenta uma grave crise financeira. Em janeiro de 2023, a empresa revelou inconsistências financeiras significativas, com um rombo que ultrapassa R$ 20 bilhões, resultado de uma série de fraudes que mascaravam os números reais da empresa. Este escândalo financeiro não só criou um enorme buraco nas contas da companhia, como também recompensou ex-executivos com bônus milionários. O ex-CEO da Americanas, Miguel Gutierrez, e a ex-diretora Anna Christina Saicali foram alvos de uma operação da Polícia Federal e chegaram a ser presos no exterior, sendo soltos dias depois.

Atualmente, a Americanas é comandada por Leonardo Coelho, especializado em gestão de crises. Coelho menciona que foi estabelecido um plano para "reestruturação de dívida e equacionamento financeiro" com o objetivo de restabelecer a rentabilidade positiva da empresa até 2025. A unificação das marcas Shoptime e Submarino sob a bandeira das Lojas Americanas representa um esforço significativo da empresa para centralizar e otimizar suas operações digitais. Embora a transição possa causar algumas disrupções a curto prazo, a Americanas aposta que essa estratégia contribuirá para uma estrutura de negócios mais sólida e eficiente no futuro, ajudando a superar a crise financeira atual e oferecendo uma experiência de compra aprimorada aos seus clientes.

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