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Esporte pode ser aliado na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes


Descubra como a prática esportiva promove habilidades socioemocionais e fortalece o convívio entre os alunos durante a infância e a adolescência.

Você sabia que praticar esportes na escola não se limita mais apenas às aulas de educação física? A razão dessa mudança é o ganho de consciência sobre a importância das modalidades esportivas para a formação plena dos alunos. Isso porque os benefícios vão muito além da saúde, desenvolvendo habilidades socioemocionais e promovendo avanços importantes na convivência e na socialização entre a turma – seja de crianças ou de jovens. 

“Além dos fatores que envolvem a melhora e manutenção da saúde, a prática de atividade física regular ajuda na construção da autoestima, da autoconfiança e do autocontrole. Vale destacar também que a socialização realizada a partir dos esportes ajuda na promoção da saúde mental”, explica Eduardo Brito, coordenador de esportes do Colégio Rio Branco, Unidade Granja Vianna.


Mas, e se o aluno não gostar de esportes? 

Seja por não ter afinidade com os exercícios ou até por sentir vergonha do corpo, um sentimento comum da pré-adolescência, que costuma se intensificar nos anos seguintes, alguns alunos preferem ficar longe dos esportes. Em situações assim, o educador físico indica uma boa conversa com o professor para o estudante conhecer mais modalidades e decidir sobre qual caminho seguir em busca de descobrir suas habilidades. 


“É necessário que o esporte ou exercício escolhido faça sentido para esse aluno, que atenda suas expectativas. Às vezes, caminhar, ir à academia, correr ou dançar, por exemplo, pode funcionar melhor do que praticar uma modalidade específica. Nessa fase da vida, os grupos se montam conforme as afinidades, então, estar atento às preferências leva ao convívio com diferentes turmas, algo importante para a idade”, avalia Eduardo.


Portanto, a dica é não desistir. Talvez a educação física não esteja sendo tão empolgante, porque foi atribuído um sentido distorcido à aula – de competição, obrigatoriedade ou puramente avaliação. Encará-la como um bem para a saúde e, principalmente, para a convivência e manutenção das emoções, pode tornar a prática mais leve e até levar a outros esportes pelo caminho, sempre focando no bem-estar.


Sobre o Colégio Rio Branco (www.crb.g12.br) – O Colégio Rio Branco é uma das mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil, com unidades de Educação Infantil ao Ensino Médio em São Paulo (Higienópolis) e Cotia (Granja Vianna). O colégio é associado à UNESCO e orienta seu projeto pedagógico na aquisição de conhecimentos e competências permeadas pelo diálogo, respeito à diversidade, atitude crítica e edificada em princípios éticos e de solidariedade. 

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