O encontro apresentou propostas de conscientização sobre os direitos do idoso
A ASSIM (Associação dos Produtores Agroecológicos e Moradores das Comunidades do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos) promoveu, hoje (20), mais uma ação de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, seguindo as atividades da Campanha Junho Violeta, com o tema: “O respeito não envelhece, trate o seu futuro com respeito”. O evento aconteceu na quadra esportiva da Comunidade da Camboa, na zona rural do município de Lagoa de Itaenga.
A campanha "Junho Violeta", é um ciclo criado pela Organização das Nações Unidas com o intuito de conscientizar a população sobre a relevância de combater a violência cometida contra os idosos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) define as situações de violência contra pessoas mais velhas como ações que prejudicam a integridade física e emocional da pessoa, impedindo ou anulando seu papel social. O Estatuto do Idoso visa garantir dignidade e respeito à pessoa idosa, além de promover ações, combater a violência e defender os direitos do idoso.
O objetivo do evento foi chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las. A programação iniciou com uma série de exercícios físicos. Em seguida, foram entregues o Estatuto do Idoso e um panfleto sobre os tipos de violência.
" Os tipos de violências mais comuns são: física, psicológica, financeira, negligência e o abandono. Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e na maioria dos casos denunciados a violência é praticada dentro da casa da vítima, a pessoa idosa", alerta a coordenadora de Monitoramento do Projeto Nos Trinques, da ASSIM, Veronice Silva.
Destaque para a participação do Centro de Desenvolvimento Integral em Lagoa de Itaenga (CEDILI). Os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Joaquim Bezerra registraram presença. Representantes do Conselho Municipal de Direito do Idoso, de Lagoa de Itaenga, também participaram. Ao final, a equipe serviu um lanche aos participantes.
Denúncias de violência contra pessoas idosas podem ser registradas em qualquer delegacia de polícia ou pelos canais: Disque 100 e Polícia Militar (190).
A ASSIM tem 25 anos de fundação e vem contribuindo para o fortalecimento da Agroecologia e desenvolve ações que promovem o envelhecimento ativo, a partir da soberania alimentar e a garantia de direitos da população idosa.
0 Comentários
Para comentar neste Blog você deve ter consciência de seus atos, pois tudo que aqui é postado fica registrado em nossos registros. Tenha em mente que seu respeito começa quando você respeita o próximo. Lembre-se que ao entrar aqui você estará em um ambiente bem descontraído e por isso contribua para que ele sempre fique assim. Não esqueça que os comentários são moderados e só iram ao ar depois de uma analise e se passarem por ela iremos publicar, caso não ele será deletado. Para os novos comentários via Disqus ou Facebook a moderação não se faz necesária, já que o nome do usuário fica salvo nos comentários.
Obrigado pela visita e volte sempre.