Header Ads Widget

Dia do Trabalhador: especialista dá dicas para lidar melhor com o dinheiro e reforça a importância da educação financeira


Adquirir bons hábitos e aprender a controlar as finanças é o melhor caminho para ter mais segurança e equilíbrio quando o assunto é dinheiro

 

O Dia do Trabalhador está chegando, e nada melhor do que um merecido descanso sabendo que as contas estão em dia. Mas essa não é a realidade da maioria: de acordo com os dados mais recentes do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, do Serasa, mais de 70 milhões de brasileiros estão com o nome restrito. Administrar o dinheiro e organizar as finanças ainda é um dos grandes desafios do cidadão. Adotar uma rotina financeira, além de ser um hábito saudável para o bolso, facilita a administração do próprio dinheiro. Ter consciência dos caminhos que ele percorre é fundamental para a qualidade de vida e a segurança financeira, a fim de evitar indesejados endividamentos ou até mesmo situações que possam deixar o nome sujo na praça.

“Planejamento financeiro é importante para calcular o que se pode gastar. Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar despesas, é fundamental para evitar dívidas”, explica Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online.


A especialista sugere três atitudes que podem ser adotadas para facilitar a iniciação em uma rotina financeira mais saudável. Veja, a seguir:

1- Anote seus gastos

A ação de anotar, seja em uma planilha de gastos ou em um aplicativo de finanças, cria o hábito saudável do registro, essencial para ter o tão desejado controle. “Anote as suas despesas, desde as recorrentes, como água e luz, até os pedidos esporádicos de delivery. Assim, é possível enxergar o tamanho real dos custos e ter mais clareza da situação financeira atual. A partir dessas anotações, você consegue analisar onde e como o dinheiro está sendo gasto, se existe desperdício e como contornar isso”, comenta Thaíne Clemente.

2 - Avalie o uso do cartão de crédito

Usar o cartão de crédito traz inúmeras vantagens, como a possibilidade de parcelar as compras ou maiores prazos para pagar. Mas, quando não é usado com consciência, ele pode se tornar um grande problema. “É importante que o uso do cartão seja inteligente e que esteja planejado no orçamento pessoal. Ao usá-lo, é necessário avaliar se vale a pena fazer isso com frequência, já que parcelas podem se acumular com facilidade e fugir do controle. Cartão de crédito não é renda extra, e se não for usado com cautela, pode gerar dívidas indesejadas”, afirma a executiva.

3 - Estude sobre educação financeira

Aprender algo que possa proporcionar mais qualidade de vida e tranquilidade é o melhor dos investimentos, e essa lição vale principalmente para as finanças. Estudar sobre o assunto e ter vontade de entender os padrões ajudam a organizar as contas e criar hábitos mais saudáveis de lidar com o dinheiro. “Manter-se atualizado sobre quais as melhores práticas sobre organização financeira, como poupar dinheiro, qual a melhor forma de utilizar o cartão de crédito com consciência e até mesmo quando é o melhor momento para solicitar um empréstimo ou fazer investimentos, são atitudes que fazem diferença ao longo do tempo” sugere Thaíne Clemente.

Sobre a Simplic

Lançada em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial, machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou meio bilhão de reais desde o início das operações.


Postar um comentário

0 Comentários