Header Ads Widget

Cenário musical Brasileiro de luto: Morre Rita Lee Rainha do Rock Brasileiro



O que poderia ser apenas uma terça-feira normal tornou-se um dia triste, pois o povo brasileiro e os amantes do Rock foram surpreendidos com a fatídica noticia da morte da Rainha do Rock Brasileiro, nossa querida e amada Morre Rita Lee. Para quem não sabe ou não lembra, ela foi uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira. Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença, mas infelizmente veio a óbito aos 75 anos no final da noite de ontem em sua residência, onde estava ladeada de sua família e repleta de carinho e boas energias emanada por todos que gostavam dela e admiravam seu trabalho. O anuncio do falecimento da cantora se deu por meio das Redes Sociais onde seus familiares divulgaram um comunicado informando o falecimento da cantora. Quem desejar dar o ultimo adeus a Rita Lee poderá acompanhar o velório que será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h. 

Diversos famosos publicaram em suas Redes Sociais ou comentaram na publicação do Perfil de Rita Lee palavras de carinho e conforto, consternando pesares aos familiares e lamentando a perca desta cantora ímpar para o cenário musical Brasileiro. Para você que não sabia Rita Lee Jones, nome verdadeiro da cantora tinha 60 anos de carreira e nasceu em 31 de dezembro de 1947na cidade de São Paulo. Sua  maior incentivadora foi sua mãe, Romilda Padula, que era italiana de nascença e uma pianista de mão cheia. Foi a mãe que  incentivou Rita a estudar o instrumento e a cantar com as irmãs.  Seu pai, Charles Jones, era dentista e filho de imigrantes dos EUA. A vida musical de Rira Lee começou aos 16 anos quando ela integrou um trio vocal feminino, as Teenage Singers e passou a fazer apresentações em festas de escolas. Foi meio de uma dessas apresentações das meninas que o produtor e cantor Tony Campello as descobriu e as chamou para participar de gravações como backing vocals. 

Rita veio a estourar mesmo com o grupo "Os Mutantes" em 1966, onde foram fundamentais no tropicalismo, ao unir a psicodelia aos ritmos locais. Os Mutantes  acompanharam Gilberto Gil em “Domingo no parque” no 3º Festival de Música Popular Brasileira da Record, em 1967, e Caetano Veloso em “É proibido proibir” no 3º Festival Internacional da Canção, da Globo em 1968, que foram dois marcos da tropicália. Os Mutantes realizaram diversos outros trabalhos em conjunto com outros artistas, mas foi com o fim do relacionamento dela com Arnaldo Baptista que ela resolveu sair dos Mutantes, mas só em 1979 ele conseguiu seguir carreira solo, carreira essa que se consagrou ao longo dos anos. Foram diversos discos gravados e dentre eles o famoso "Acústico MTV" que foi aclamado por todos, tendo neste álbum seus maiores sucessos e alguns deles com novos arranjos.  Ela deixa três filhos: Roberto, João e Antônio, além de uma legião de fã órfãos de seu trabalho.

Postar um comentário

0 Comentários