Header Ads Widget

Instituto Vladimir Herzog, Comissão Arns e Núcleo Memória realizam atos em memória dos 50 anos do assassinato de Alexandre Vannucchi Leme



Um ato em memória de Alexandre Vannucchi Leme está marcado para sexta-feira (17), às 16h, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Organizado pelo Instituto Vladimir Herzog, Comissão Arns e Núcleo de Preservação da Memória Política, o evento “Alexandre Vive! 50 anos” marca as cinco décadas do assassinato do estudante de Geologia da USP, morto após ser preso e torturado por agentes do DOI-Codi paulista.  

Com tom político-cultural, o ato será realizado na Sala dos Estudantes da faculdade e contará com a presença do jornalista Juca Kfouri, responsável pela abertura, do ex-deputado Adriano Diogo, colega de classe de Alexandre, e de representantes da União Nacional dos Estudantes, do Centro Acadêmico XI de Agosto e do Diretório Central dos Estudantes da USP, cujo nome homenageia Vannucchi. Haverá ainda uma apresentação musical do cantor Renato Braz. 

Durante o evento será lançada a exposição virtual “Alexandre Vannucchi Leme: eu só disse o meu nome”, composta por imagens, áudios e textos que narram a vida, a morte e o legado deixado pelo jovem para a luta por direitos humanos. Também terá início a pré-venda do livro “Eu só disse o meu nome”, escrito por Camilo Vannuchi, jornalista e primo de segundo grau do estudante. O lançamento da obra está previsto para o meio do ano. 

Na sequência, a partir das 19h, a Catedral da Sé celebrará novamente uma missa em homenagem a Alexandre, com a presença de sua irmã Maria Cristina Vannucchi Leme. Estarão presentes o ex-ministro da Justiça e presidente da Comissão Arns, José Carlos Dias; o diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política, Maurice Politi, e o presidente do Conselho do Instituto Vladimir Herzog, Ivo Herzog. O Coro Luther King ficará responsável pela apresentação musical. A cerimônia deve ser ministrada por dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes (SP), e dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC) e um dos celebrantes do ato ecumênico realizado após a morte do jornalista Vladimir Herzog, em outubro de 1975. 


Serviço 

Ato “Alexandre Vive! 50 anos” 

Data: 17/03/2023 

Horário: 16h às 18h10 

Local: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Largo São Francisco, 95, Centro de São Paulo  

 

Missa em memória dos 50 anos de morte de Alexandre Vannucchi Leme 

Data: 17/03/2023 

Horário: 19h às 20h 

Local: Catedral da Sé – Praça da Sé, centro de São Paulo 

 

Realização: 

 Instituto Vladimir Herzog 

Comissão Arns 

Núcleo de Preservação da Memória Política 

 

Apoio: 

 DCE USP  

Centro Acadêmico XI de Agosto 

OAB/SP  

Postar um comentário

0 Comentários