Header Ads Widget

Inscrições para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Biologia do Butantan se encerram nesta sexta (10)


Competição é voltada a alunas e alunos do Ensino Médio da rede pública e privada; participação pode garantir o ingresso em universidades públicas brasileiras


As inscrições para a XIX Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) vão até às 23h59 desta sexta-feira (10). Até o momento, mais de 1,8 mil escolas em 761 municípios já garantiram a inscrição de suas alunas e alunos para esta edição. A olimpíada, organizada pelo Instituto Butantan, é voltada a estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio de todo o país, tanto da rede pública quanto privada. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site https://olimpiadasdebiologia.butantan.gov.br por professoras e professores vinculados a instituições de ensino. 


Além de trazer benefícios para os próprios estudantes e o ensino da disciplina, a participação em olimpíadas de conhecimento organizadas por instituições nacionais ou internacionais pode facilitar o ingresso em universidades públicas. Instituições como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC), entre outras, reservam vagas específicas para medalhistas de competições acadêmicas.


Este é o caso dos jovens Tainá Poma da Silva e Caio Leite Albuquerque, participantes da última edição da OBB. Por meio das vagas olímpicas, Tainá garantiu o ingresso para o curso de Farmácia, enquanto Caio para Odontologia, ambos na Unicamp. “Minha maior motivação foi saber que algumas universidades públicas contavam com a modalidade olímpica. Me esforcei para mandar bem na OBB, já que não teria condições de pagar por faculdades privadas”, afirma Tainá. 


Em 2022, cerca de 100 mil alunos de mais de 2,2 mil escolas do país participaram da primeira fase da OBB. Os estudantes terão acesso a provas desenvolvidas por professores colaboradores e pelos cientistas do Butantan, contemplando todos os conteúdos da biologia, com questões interdisciplinares e que demandam o uso da lógica. 


“As provas são elaboradas para aumentar o domínio dos alunos em biologia e na ciência. Queremos que os estudantes aprimorem seus conhecimentos, multipliquem-nos para os colegas e, assim, contribuam para a nossa ciência, tecnologia e inovação”, comentou a coordenadora-geral da OBB e pesquisadora científica do Instituto Butantan, Sonia Andrade. 


Os alunos e alunas melhores classificados nas provas participam de uma formação presencial no Butantan, trabalhando lado a lado com os cientistas do instituto. Eles também têm a chance de representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia, que acontece em julho, e na Olimpíada Iberoamericana de Biologia, que será realizada em setembro.


Sobre a prova

Dividida em duas fases, a 19ª edição da OBB será realizada de maneira híbrida: as provas da fase 1 e da fase 2A poderão ser feitas tanto online e remotamente, quanto presencialmente na escola, a depender da viabilidade e das condições sanitárias da escola. Já a fase 2B será unicamente digital, pelo sistema TestWe. 


O professor inscrito na OBB atua como um agente local para a execução das provas nas escolas. Por isso, é fundamental que ele leia o regulamento com atenção. O docente é que inscreve a escola e ajuda a divulgar a olimpíada para os alunos, além de aplicar as provas e inscrever os resultados na plataforma da OBB. 


“Se a escola e seus alunos encontrarem dificuldades para realizar as provas, podem entrar em contato com a coordenação da olimpíada que vamos tentar encontrar uma forma de todos participarem. Temos toda uma rede de apoio para permitir que os estudantes consigam fazer as provas”, explicou Sonia. 


Outras informações, como os dias e horários de provas, software de uso, regulamento da olimpíada, conteúdo programático das provas, videoaulas e cartilhas de estudo, além dos endereços de contato com a organização da Olimpíada, podem ser encontrados no site da OBB.

Postar um comentário

0 Comentários