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Ícone da MPB, Alaíde Costa é atração da plataforma #CulturaEmCasa em março



Para celebrar o mês da mulher, a plataforma #CulturaEmCasa reuniu uma ampla programação para celebrar o público feminino. O show e o mini documentário “Alaíde Costa - a Dama da Canção” fazem parte das atrações, que reúne ainda originais da plataforma, espetáculos musicais, entrevistas, entre outros. A #CulturaEmCasa, uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte,  é a maior plataforma de streaming cultural da América Latina.


“Alaíde Costa - A dama da canção” foi gravado em 2022, no palco do Teatro Sérgio Cardoso. Durante os 75 minutos de show, Alaíde faz uma retrospectiva de sua carreira e canta grandes sucessos,  como Retrato em Branco e PretoInsensatezA Noite e Onde Está Você?. Com produção de Claudia Santana e banda formada por José Gilberto Pires (piano), Fernando Antônio de Alvarenga (guitarra) e Vítor Carlos Alcântara (sax e flauta), o espetáculo será exibido no dia 18 de março a partir das 20h. 


No mesmo dia, às 18h,  entra em cartaz o mini documentário que leva o mesmo nome do show. Em oito minutos,  a produção dirigida por Júlia Rizzo apresenta uma entrevista intimista de Alaíde Costa, realizada no palco do Teatro Sérgio Cardoso. Aos 87 anos, Alaíde é consagrada em shows nacionais e internacionais, com inúmeros prêmios e homenagens de expoentes da MPB. 


A apresentação busca valorizar a cultura da música brasileira a partir do estilo único de Alaíde Costa, que sempre se manteve fiel à escolha do repertório, sem se importar com modismos e gêneros musicais que muitas gravadoras pretendiam que ela interpretasse. 

O especial #CulturaEmCasa para o mês da mulher conta ainda com “O SHOW”, apresentação das artistas Zizi e Luíza Possi realizada no palco do Teatro Sérgio Cardoso no dia 8 de março e já disponível na plataforma. 


Para falar do poder feminino, a cantora e compositora Ekena e a artista queer Lazúli, integrante da banda “Francisco, El Hombre”, fazem juntas um manifesto feminista com as duas vozes unidas pela primeira vez. 


O “Mulheres do Bixiga”, documentário de Rubens Crispim Júnior, traz as histórias do bairro icônico paulista sob a ótica feminina, de italianas e quilombolas, formadoras da cultura muito particular do lugar. O documentário é um original da plataforma #CulturaEmCasa, que este ano promete lançar um pacote importante de títulos exclusivos. 


A programação de março em celebração à mulher termina na terça-feira (31), com o show “Terra Mãe”, realizado a partir do primeiro álbum da cantora Carla Casarim. Lançado em 2019, em todas as plataformas digitais, o álbum mostra o lado compositora de Carla. Terra Mãe, realizado com recursos do ProAC (programa de fomento à cultura do governo do estado de São Paulo), mostra a cantora em busca de conexão com o público a partir da síntese do Brasil, miscigenado em cultura e ritmos: samba-canção, baião, maracatu, bossa-nova, bolero, valsa, choro e samba-rock. 


Com cerca de cinco mil conteúdos e quase oito milhões de visualizações, a plataforma #CulturaEmCasa comemora três anos de lançamento no próximo dia 20 de abril. Durante o período, reuniu um acervo com mais de cinco mil conteúdos, de 13 linguagens – “Cinema”, “Circo”, “Conteúdos Acessíveis” “Cultura Popular”,  “Dança”, “Gastronomia”, “Humor”, “Infantil”, “Literatura”, “Museus”, “Música”, “Ópera” e “Teatro”. Todo o conteúdo da #CulturaEmCasa, clique aqui


#CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos. CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas. 


Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente,  já foi acessada 7,7  milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.


A ferramenta reúne também conteúdo do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.


Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

 Redes Sociais:

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https://twitter.com/culturaemcasasp


Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


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