Header Ads Widget

Estratégias para recuperar e fortalecer o equilíbrio financeiro



Brasileiros estão menos otimistas em relação às finanças e, nesse contexto, a mudança de hábitos financeiros torna-se ainda mais importante


O carnaval acabou e agora o ano realmente começa no Brasil. A retomada da economia com o controle da pandemia, no entanto, não aconteceu exatamente como a maioria da população esperava. Segundo o levantamento Consumer Pulse, da consultoria Bain & Company, os respondentes – da América Latina, Europa e Estados Unidos –, que estavam otimistas em relação à recuperação de ritmo pós-Covid-19, em função de inflação, da guerra e das crises políticas, já não estão mais tão empolgados. Isso reflete, e muito, nos hábitos financeiros.


Entre os brasileiros, 90% perceberam aumento nos preços nos últimos três meses e 85% deles reduziram ou planejam reduzir seus gastos pessoais. Mudar os hábitos financeiros torna-se, então, urgente. Essa mudança vai além de um passo a passo superficial. A virada de chave está no planejamento que, conceitualmente nas finanças pessoais, significa ‘processo de desenvolvimento de estratégias para ajudar as pessoas a administrar assuntos financeiros para atingir os objetivos de vida’.


O grande ponto de um bom planejamento é que ele auxilia como um guia para escolhas inteligentes. “O que é desnecessário no orçamento doméstico pode mudar de pessoa para pessoa. Se você gosta de tomar vinho, sair com a família para almoçar fora e isso é importante para você, então não é um gasto desnecessário”, afirma Carlos Castro, CEO da SuperRico, plataforma de planejamento financeiro pessoal.


A recomendação geral é começar com metas, separando entre aquelas de curto, médio e longo prazos. Daí em diante, é preciso desenvolver um conjunto de estratégias.


Organização: a base do planejamento e do sucesso financeiro


O planejamento financeiro começa pela organização. E o primeiro passo é o orçamento doméstico. Ele permite compreender o comportamento das receitas e despesas e traçar metas que possibilitem reduzir os excessos sem afetar o padrão de vida escolhido.


“Lápis, papel e anotações dos gastos bastam para começar um planejamento financeiro. Ou, para os mais tecnológicos, planilhas e aplicativos”, lembra Castro. “O mais importante aqui é saber exatamente para onde está indo o dinheiro”.


Esta primeira etapa é fundamental para evitar os ralos, aqueles gastos que drenam recursos que poderiam ser destinados à construção de patrimônio. “Esses ralos geralmente acontecem com compras por impulso ou juros de créditos”, destaca Castro.


Outra dica é classificar os gastos. Carlos Castro sugere a divisão em três grupos: despesas essenciais (água, luz, telefone, aluguel, educação), despesas sociais (restaurante, vestuário) e despesas dedicadas a projetos de vida (construção de patrimônio, reserva de emergência, poupança para uma viagem).


O especialista da SuperRico ressalta que, num cenário ideal, a distribuição dos gastos deveria ser feita da seguinte maneira: 50% da receita com gastos essenciais, 30% com gastos sociais e 20% com projetos de vida. “O melhor dos mundos é começar o mês já separando os 20% e trabalhar os outros 80% ao longo do mês, equilibrando entre gastos essenciais e sociais”.


Castro destaca ainda o perigo do parcelamento de compras. “Se você tem compras parceladas e, em dado momento, precisa reduzir os gastos, você não consegue, porque o orçamento já está comprometido com as parcelas. Parcelamento e, especialmente financiamento, deve ficar restrito, sempre que possível, a gastos com projetos de vida, como aquisição de imóveis”.


SuperRico


Criada em 2014, a SuperRico promove o bem-estar financeiro das pessoas, diretamente (B2C) ou através das empresas onde elas trabalham (B2B) e usa a tecnologia como uma aliada para levar educação financeira continuada para todos. Sua missão é mitigar o risco de longevidade da população brasileira democratizando o acesso a Planejadores Financeiros Pessoais para que a sociedade conquiste e mantenha uma vida financeira saudável. A SuperRico trabalha com palestras, workshops, atendimentos, consultorias e conta com uma plataforma de negócios que empodera os Planejadores Financeiros para uma atuação independente via franquia. A empresa usa a Curva de Vitalidade Financeira© como metodologia para as pessoas acompanharem a progressão e o alcance de seus objetivos, além de medirem o nível de bem-estar financeiro. Mais informações: www.superrico.com.br ou no canal no Youtube -- SuperRico – Projetos de Vida.

Postar um comentário

0 Comentários