Header Ads Widget

Dia Mundial da Água: Coca-Cola reafirma compromisso com avanços em iniciativas em prol do acesso à água, conservação e segurança hídrica


 
Companhia reforça seu objetivo de fornecer para 2 milhões de pessoas acesso à água potável por meio dos programas realizados em conjunto com organizações parceiras na América Latina até 2030. Nesta sexta-feira (24), a empresa participará de Conferência da ONU sobre o tema, onde anunciará apoio à novas inciativas alinhadas

Os desafios para a preservação e o cuidado da água no mundo englobam diversos pilares, e é por isso que o Dia Mundial da Água é considerado um marco.  Tendo sido um dos primeiros compromissos globais relacionados à sustentabilidade, a The Coca-Cola Company anunciou publicamente em 2007 a meta e objetivo de devolver à natureza 100% da água que utiliza em suas fábricas em cada país em que opera. Esta meta foi não apenas alcançada em 2020 como atualizada. Agora, o novo objetivo da companhia é que esta reposição hídrica avance e aconteça, cada vez mais, de forma regional e local em cada uma das bacias hidrográficas onde tem fábricas.
 
Nesta data, a Coca-Cola América Latina também fortalece seu compromisso com a segurança hídrica, a eficiência nas operações, proteção para bacias hidrográficas e acesso para comunidades por meio do anúncio de diversas iniciativas nestas frentes. Neste âmbito, um dos objetivos da companhia até 2030 é contribuir para ampliar o acesso à água segura para 2 milhões de pessoas na região.
 
"Na Coca-Cola, acreditamos que as empresas e organizações têm um papel decisivo na geração de soluções para enfrentar os desafios hídricos que enfrentamos. Reconhecemos a nossa corresponsabilidade e, aproveitando a nossa liderança na geração de iniciativas que, em conjunto com organizações, governos e comunidade, nos aproximam do nosso objetivo de o tornar mais saboroso hoje do que ontem", afirma Andrea Mota, diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola América Latina.
 
No caso do Brasil o objetivo é contribuir para ampliar ainda mais os programas de acesso à água em comunidades, assim como ampliar o número de iniciativas e a área de abrangência de programas de conservação, restauração e manejo sustentável em todos os seis países da região.
 
“Da mesma forma que a água é um elemento que percorre, integra e nutre seres e ecossistemas por onde passa, acreditamos que a integração e colaboração de diversos setores, organizações e comunidades para o cuidado e preservação da água é a melhor forma de atuação para garantir a qualidade e perenidade das bacias hidrográficas. Seja para ampliar o acesso à água ou para proteger e conservar florestas e áreas naturais da região onde atuamos, somar atores e integrar esforços é a melhor forma de gerar impacto positivo duradouro” disse Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade da Coca-Cola América Latina para o Brasil e países do Cone Sul.
 
Por meio desta união e cooperação entre sociedade civil, comunidades, governos e empresas que a Coca-Cola contribuiu para ampliar o acesso à água em comunidades desde 2017 com programas, como Água+ Acesso. O mesmo acontece com relação aos programas de conservação e restauração de áreas naturais para a saúde de bacias hidrográficas. Se em 2019 a empresa participava e contribuía com três projetos e iniciativas com este perfil nacionalmente, atualmente já soma nove programas em parceria com organizações locais, entre eles: Olhos da Serra e Mangue Vivo – que protegem e conservam mais de 106.506 hectares de florestas e áreas naturais do Brasil.
 
Além da reposição hídrica, perenidade e saúde das bacias hidrográficas, as iniciativas contribuem para a redução de impacto de desastres naturais, melhorias na qualidade do ar, sequestro de carbono e preservação da biodiversidade local de cada uma destas localidades e ecossistemas.
 
 
Novas iniciativas 

Mangue vivo: o novo projeto de conservação e mapeamento é uma parceria entre o Instituto Biota, Coca-Cola Brasil e a engarrafadora Solar Coca-Cola e tem como objetivo a proteção dos manguezais da bacia hidrográfica do Pratagy. O intuito é de proteger a área e monitorar, ao longo de todo o ano de 2023, os manguezais em 335 hectares da bacia, considerada grande berçário de fauna e flora. A proposta é abranger os municípios de Barra de Santo Antonio, Paripueira e Maceió.
 
Por fim, vale destacar que a empresa mantém diversos programas de conservação e reflorestamento em mais de 105 mil hectares em seis regiões do país, além de ter contribuído para ampliar o acesso à água para mais de 160 mil pessoas em 400 comunidades em dez estados brasileiros. Entre os avanços no país da Coca-Cola Brasil em iniciativas relacionadas, estão:
 
Água + Acesso: criado em 2017, o programa contribui para a ampliação do acesso e tratamento de água para mais de 170 mil pessoas de populações rurais e de baixa renda em 390 comunidades de 10 estados brasileiros. Em 2022, o Água+Acesso foi ampliado para comunidades e escolas dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte em parceria com a Cáritas Regional Nordeste. Em 2023 a iniciativa levará sistemas de tratamento de água para 20 comunidades indígenas da Amazônia em parceria com a startup Água Camelo e outras 15 novas escolas em comunidades rurais de Pernambuco e Paraíba beneficiando cerca de 3.500 pessoas em parceria com a Cáritas Regional Nordeste.
 
Olhos da Serra:  realizado pelo Consórcio PCJ no município de Jundiaí, com o patrocínio da Coca-Cola Brasil e da Coca-Cola FEMSA, além instituições públicas, conta com a expansão de 2mil hectares para 14mil hectares.  
 
Fazenda Raposa do Projeto Maracanaú no Ceará: projeto do Sistema Coca-Cola, em uma parceria com a Associação Caatinga e a Solar Coca-Cola que visa para proteger 135 hectares com ações de reflorestamento e conservação de áreas verdes, contribuindo para recarga hídrica de 688 milhões de litros de água por ano na Bacia Hidrográfica que abastece a região. Neste ano, sua área de preservação será expandida em mais de 700%, indo de 135 hectares para 1005 hectares protegidos.
 
OLHO D’ÁGUA, COM INSTITUTO CERRADOS EM BRASÍLIA: com objetivo de proteger e monitorar 500 hectares do bioma, auxilia na manutenção as reservas hídricas nacionais. Em 2022, contou com uma chamada de inscrições para engajar os proprietários conciliando produção e preservação no projeto. Em parceria com a Coca-Cola Brasil, o programa visa também monitorar áreas de queimadas e desmatamento e atuar na conservação dos recursos hídricos do país. Em 2023 o programa será ampliado de 500 para 800 hectares conservados e 50 mil hectares monitorados para combate a incêndios e desmatamento.
 
Sobre a Coca-Cola Brasil  
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

Postar um comentário

0 Comentários