Header Ads Widget

Cantora e percussionista Danuza Menezes lança versão da faixa “Alô de Londres”, composta nos anos 90



Cantada pela artista e professora mineira, composição marcante de Alexandre Az, Dango e Marcello Dinis ganhou arranjo intimista sob a produção musical de Zé Mauro; single chega às plataformas digitais no dia 17 de março, sexta-feira


"Faz de conta que já melhorou / que o herói daí ressuscitou / o meu povo colorido é assim / leva o samba até o fim / disfarçado de feliz / faz de conta que é Carnaval”. Embora escrita nos anos 90, “Alô de Londres” traz toda a carga poética, sentimental e social das canções de exílio criadas durante e após a ditadura militar no Brasil. Composta pelos mineiros Alexandre Az, Dango e Marcello Dinis, a faixa ganhou uma nova versão, gravada pela cantora, percussionista e professora Danuza Menezes, parceira e conterrânea do trio, que carrega a canção em seu repertório há bons anos. Sob a produção musical de Zé Mauro (Chama o Síndico, Zevinipim), a releitura de “Alô de Londres” traz um arranjo intimista que evoca o samba jazz e evidencia o talento vocal de Danuza – conhecida principalmente por seu trabalho na percussão, com o qual já dividiu palcos e estúdios com nomes como Maurício Tizumba, Milton Nascimento, Marku Ribas, Naná Vasconcelos, Toninho Horta e Chico César. Primeiro single da artista mineira em 26 anos de carreira, a música será lançada nas plataformas digitais no dia 17 de março, sexta-feira.


Gravada pela primeira vez no disco “Balaio de Gato” (1992), de Alexandre Az, Marcello Dinis e Sérgio Misan, “Alô de Londres” ressoou imediatamente em Danuza Menezes. “Bateu forte no peito, quando escutei essa música pela primeira vez. A ‘abracei’ logo naquela época e, desde então, ela faz parte do meu repertório. Os compositores são incríveis e minha relação com eles é muito próxima. Sou muito amiga do Dango e também do Marcello, com quem divido um trabalho, que é o Tempera Viola. Já Alexandre é a pessoa que colocou a música na minha vida profissionalmente, e é meu marido”, afirma a artista, relembrando a história da canção. “Dango estava em Londres e mandou para Alexandre e Marcello um cartão postal e uma melodia gravada numa fita cassete. Em um encontro à noite, na casa de Alexandre, como era costume da dupla de compor, a canção nasceu. É uma música que, apesar de ter tido seu primeiro registro nos anos 90, continua atual”.


Em 2019, Danuza foi selecionada para participar da primeira edição do Rampa, treinamento cênico para artistas da música idealizado pelo cantor e ator Marcelo Veronez. Com o desafio final de criar uma cena que fosse ancorada pela música, ela escolheu trabalhar com “Alô de Londres” – e acertou em cheio. “Mostrei a canção para Veronez, Claudia Manzo e Luísa Bahia, que eram os orientadores desta edição. Eles adoraram e, então, criamos uma cena muito forte e emocionante, que ficou ‘tatuada’ em mim. Tive a certeza de que, quando houvesse oportunidade de gravar, a música seria essa”, conta. “Na pandemia, aprovei o projeto na Lei Aldir Blanc para gravar um single e não tive dúvidas de que a hora era aquela. A música ainda tinha tudo a ver com o momento político horroroso que vivíamos”, completa.


Decidida a gravar uma nova versão de “Alô de Londres”, Danuza convidou Zé Mauro para assinar a produção musical, certa de que o resultado a agradaria. Para a missão de dar vida ao novo arranjo, foram convocados três instrumentistas magistrais: André “Limão” Queiroz (bateria), Christiano Caldas (piano) e Aloízio Horta (violão). “São músicos simplesmente incríveis, que expressaram cada acorde com muita alma. Quando escutei o arranjo pela primeira vez foi pura emoção, me arrepiei toda. Ficou um samba jazz bem diferente da versão original, que é linda também”, diz a artista, ressaltando que a faixa foi gravada no Estúdio Galvani, com mixagem de Fabrício Galvani.


“Por conta de minha trajetória como percussionista, sempre cantei canções que tinham a percussão muito forte, tanto em shows como em gravações. A voz geralmente acompanhava os tambores e pandeiros. ‘Alô de Londres’ chega bem diferente: mais suave, mais intimista, com a minha voz dentro de um lindo arranjo. Com piano, um sonho! Gostei demais da experiência de apenas cantar, quero explorar mais esse lado”, finaliza Danuza.


Sobre Danuza Menezes


Com 26 anos de carreira na música, Danuza Menezes traz uma bagagem artística significativa – tanto de shows como de gravações em estúdio. Já atuou com expressivos artistas da música popular brasileira, tais como Ludica Música, Dominiguinhos, Wagner Tiso, Celso Adolfo, Marcello Dinis, Marku Ribas, Toninho Horta, Chico César, Trio Virgulino, Milton Nascimento, Pedro Luís, Naná Vasconcelos, Sérgio Pererê, Vander Lee e outros.


Há 20 anos, integra o trio de Maurício Tizumba, com o qual circulou por vários países, capitais do Brasil e cidades do interior de Minas Gerais. É fundadora do Pandeiro Mineiro e, com Tino Gomes, fundou a Catopezera. Também faz parte dos grupos Minas Mineiras, Tempera Viola e Harém da Imaginação.


Danuza é tamborzeira, com forte influência do Congado Mineiro e do Catopê de Montes Claros. Tem se especializado nos cantos e nos instrumentos de percussão ligados a essas manifestações da cultura popular, como pandeiro, caixa de folia, patangome e zabumba. Como professora, busca possibilitar um fazer musical a pessoas de todas as idades que buscam na percussão uma experiência lúdica e transformadora.


SERVIÇO

Lançamento do single “Alô de Londres”, de Danuza Menezes

Quando. Sexta-feira, dia 17 de março

Onde. Plataformas digitais de streaming

Mais. Instagram Danuza Menezes

Postar um comentário

0 Comentários