Header Ads Widget

XX Congresso Paulista de Medicina do Sono



Em 5 e 6 de maio de 2023, acontecerá no Villa Blue Tree, renomado espaço de eventos de São Paulo, o XX Congresso Paulista de Medicina do Sono. Realizado em parceria com a Associação Paulista de Medicina, APM, marcará o retorno ao ambiente 100% presencial. O objetivo é expandir o conhecimento de dessa área de atuação na prática clínica, com ênfase em qualidade de vida e bem-estar, além de estreitar possibilidades de networking entre aqueles que atuam nas diversas áreas de promoção à saúde. A presidente do Congresso, otorrinolaringologista com especialização em Medicina do Sono, Tatiana Vidigal, informa que a grade científica “foi baseada na classificação dos distúrbios do sono mais prevalentes como insônia, hipersonias e os diversos distúrbios respiratórios do sono, entre outros, sempre avaliando o impacto do sono na qualidade de vida”.

Comissão de alto nível

Especialistas de renome integram a Comissão Organizadora; Alexandre P. de Azevedo, Psiquiatra, assistente do Programa de Transtornos do Sono do Instituto de Psiquiatria do Sono HC-FMUSP e membro da Comissão Científica de Medicina do Sono da APM; Maurício da Cunha Bagnato, médico especialista em Pneumologia e Medicina do Sono do Laboratório de Sono do Hospital Sírio Libanês e preceptor do Ambulatório de Medicina do Sono da Pneumologia/UNIFESP; Erika Treptow, pneumologista e p esquisadora do Instituto do Sono; Andrea Cecilia Toscanini, do HCFMUSP, da Medicina do Sono no Hospital Israelita Albert Einstein e presidente do Comitê Científico de Sono da APM; e George do Lago Pinheiro, doutorando em Ciências pela USP e médico assistente do Laboratório do Sono do INCOR – FMUSP, além da presidente do Congresso, Tatiana Vidigal.

Qualidade do sono

George do Lago Pinheiro ressalta o mote da edição 2023, “dormir bem é viver bem”.

“A qualidade do sono está relacionada às 24 horas do dia. Se eu tenho, por exemplo, uma disfunção endócrina, meu sono pode ser diretamente afetado. O Congresso Paulista de Medicina do Sono tratará da questão focando como ela permeia todas as especialidades”.

Dra. Andrea Cecilia Toscanini pontua que muito da medicina é focado em tratar doenças, sendo indispensável pensar cada vez mais em preveni-las.

“Investir em qualidade de vida é ter mais saúde. Nesse sentido, precisamos levantar a bandeira de que dormir bem é tão relevante quanto se alimentar bem, por exemplo. O sono não pode ser tido como elemento secundário, porque é, fundamentalmente, uma das bases da saúde”.

Os palestrantes são referência nas mais distintas áreas médicas. Segundo Andrea Toscanini, houve extremo cuidado na selação, para que os congressistas tenham acesso ao conhecimento de ponta baseado em evidências científicas. Como a Medicina do Sono constitui-se como uma área multidisciplinar, o público- alvo incluiu os médicos da área, e educadores físicos, odontólogos, endocrinologistas, cardiologistas, psicólogos, biomédicos e fisioterapeutas. “Assim, para além dos especialistas, os conteúdos beneficiam quaisquer pessoas que buscam se atualizar.”, aponta Erika Treptow.

Tatiana Vidigal complementa: “A prevalência alta de distúrbios do sono e seu papel fundamental na modulação de outros transtornos faz com que seja extremamente importante difundir conhecimento. Os profissionais da saúde precisam reconhecer os principais distúrbios, saber como devem ser conduzidos e quando encaminhar ao especialista, pois inevitavelmente, atenderão todos os dias pacientes portadores”. Destaca-se, ainda, que todos os congressistas, regularmente inscritos, irão receber o Certificado de Participação, via e-mail, com a respectiva carga horária.

Data: 5 e 6 de maio de 2023

Hora: 8h30 às 18h00; 6 de maio, de 8h15 às 18h00

Local: Villa Blue Tree (R. Castro Verde, 224 - Jardim Caravelas, São Paulo - SP, 04729-060)

Postar um comentário

0 Comentários