Header Ads Widget

Síndrome do Túnel do Carpo acomete 150 mil pessoas, por ano, no Brasil



Médico ortopedista especialista em cirurgia da mão, Luis Filipe Lessa, com atendimento no SEOT, explica causas, sintomas e tratamentos

Posicionamento inadequado das mãos, movimentos repetitivos (como digitar), alterações hormonais após a menopausa, traumas (quedas e fraturas) e inflamações (alguns casos de artrite reumatoide), além de predisposição genética, estão entre as causas da Síndrome do Túnel do Carpo. A condição gera dor em choque (principalmente, à noite), formigamento e dormência nas mãos e braços, de forma rotineira. Casos mais graves podem ocasionar atrofia muscular e perda da sensibilidade da mão, como explica o médico ortopedista especialista em cirurgia da mão, Luis Filipe Lessa, com atendimento no SEOT - Santa Efigênia Ortopedia e Traumatologia, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), a estimativa é que 150 mil casos da Síndrome do Túnel do Carpo sejam registrados no Brasil, a cada ano. Ainda segundo a SBCM, a condição é cinco vezes mais comum em mulheres, tem relação com o sobrepeso/ obesidade e acomete, em geral, entre os 30 e 60 anos. O médico ortopedista Luis Filipe Lessa diz que, para prevenir, é importante sentar corretamente, apoiando braços e punhos, ao digitar, além de alongar mãos e braços, a cada duas horas.   

*Diagnóstico e Tratamento* – O diagnóstico é feito através de exame clínico, baseado na queixa e no resultado de testes provocativos. Em seguida, o exame de eletroneuromiografia avalia a presença e o grau de compressão do nervo mediano. O especialista em cirurgia da mão afirma que casos mais leves podem ser tratados sem a necessidade de intervenção cirúrgica. "O tratamento pode ser feito através de medicamentos anti-inflamatórios e uso de tala, a fim de melhorar o posicionamento do punho, por certo período". 

*Cirurugia* – Condições mais graves – quando há grande compressão do nervo, com pouca ou nenhuma resposta ao tratamento convencional – podem levar o paciente à necessidade de cirurgia. "Durante o pós-operatório, ações repetitivas, que exijam esforço, assim como carregar peso, devem ser evitados", orienta o médico. Os pontos são retirados entre 10 e 12 dias do procedimento. Se houver dor no local da incisão e perda de força muscular, o médico recomenda que se faça terapia, o que ocorre entre 40% a 50% dos casos, também segundo a SBCM.

Foto: Freepik

Postar um comentário

0 Comentários