Header Ads Widget

Perigo no ar: companhias aéreas devem abolir amendoim durante os voos?



O amendoim vem se tornando um dos alimentos que estão no topo da lista dos mais alergênicos. Por isso, é preciso cuidado, principalmente durante as viagens de avião, quando é comum a oferta do amendoim. Abaixo, a Dra. Lucila Camargo, Coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), explica os riscos e o que é preciso mudar.


·        
O cheiro de amendoim pode desencadear uma alergia grave em quem já tem alergia a este alimento?

Embora possa acontecer, é muitíssimo raro. A maioria dos indivíduos com alergia necessita ingerir o alimento para ter uma reação considerada grave. Um estudo recente multicêntrico (com participação de diversos países) mostrou que 2% de crianças alérgicas a amendoim reagiram a 1% de um grão de amendoim e todas as reações foram leves. As reações foram menos frequentes do que se pensava.


·        
De acordo com a literatura científica internacional, existem cerca de 8% das crianças, com até dois anos de idade, e 2% dos adultos com algum tipo de alergia alimentar. Existe algum dado específico sobre alergia a amendoim e castanhas?

As prevalências de alergia alimentar podem variar muito de um país para o outro e com os métodos empregados para a avaliação, mas giram em torno disso. Apesar de não termos dados nacionais de quantos sofrem com esta doença, é perceptível para nós, especialistas, o aumento do número de casos, nos últimos anos, de alergias alimentares em geral, incluindo, amendoim e castanhas. Algumas estatísticas internacionais apontam que 1% a 3% das crianças sofram com alergia a amendoim, e estas tendem a persistirem ao longo da vida.


·        
Amendoins e castanhas normalmente fazem parte do serviço de bordo. Quais seriam as recomendações da ASBAI nesse sentido?

Servir ou banir amendoim e castanhas em serviços de bordo é uma polêmica mundial. Levantamento em 2008 mostrou que cerca de 9% das pessoas com alergia a amendoim já tiveram alguma reação em voos. Não há regulamentação estabelecida e cada companhia aérea tem maneiras diferentes de lidar com a questão. O mais importante é que os indivíduos com alergia façam acompanhamento com especialistas para estabelecer os potenciais riscos de uma reação, estabelecendo planos de ação personalizados, evitando-se, possivelmente, restrições desnecessárias, que também trazem prejuízo na qualidade de vida. É preciso ajustar a conduta para cada paciente, cada situação, daí a importância da consulta com o especialista.


·        
Na sua opinião, o que falta para as pessoas compreenderem melhor a gravidade da alergia alimentar?  

Sem dúvida a divulgação do assunto é fundamental, e é o que a ASBAI vem realizando há anos.


·        
Como o poder público pode contribuir para essa conscientização?

Contribuições valiosas incluem o fomento a estudos nacionais sobre o assunto e a ampliação do acesso da população a assistência médica pública por alergistas e imunologistas.

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1972. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cuja missão é promover a educação médica continuada e a difusão de conhecimentos na área de Alergia e Imunologia, fortalecer o exercício profissional com excelência da especialidade de Alergia e Imunologia nas esferas pública e privada e divulgar para a sociedade a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas e imunodeficiências. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.


Serviço

Site: www.asbai.org.br

Spotify: https://bit.ly/ASBAI_Podcast

Instagram: https://bit.ly/ASBAI_Instagram

Facebook: https://www.facebook.com/asbai.alergia/

Twitter: https://twitter.com/ASBAI_alergia

YouTube: http://www.youtube.com/c/ASBAIAlergia

Postar um comentário

0 Comentários