Header Ads Widget

O que esperar da indústria 4.0 no Brasil em 2023?



A tecnologia tem transformado o modo em que vivemos e a sociedade como um todo, incluindo a indústria. Nos últimos anos, o setor tem se abastecido das novidades que os elementos tecnológicos apresentam e tornado processos que antes eram manuais em tarefas automatizadas. A Indústria 4.0 é um conceito que engloba a integração à manufatura de novas tecnologias, como Internet das Coisas (IoT da sigla em inglês), computação em nuvem, ‘big data’, inteligência artificial e aprendizado de máquina. A correta adoção dessas tecnologias, conforme os conceitos da Indústria 4.0, tem revolucionado a forma com que as empresas criam, produzem e distribuem seus produtos.

Esses sistemas impactam diretamente no aumento da produtividade de cada organização, aumentando também sua eficácia geral. Além disso, em linhas gerais, a utilização de sistemas baseados na indústria 4.0 gera aumentos na disponibilidade das máquinas, redução na utilização de energia e no desperdício de material e sucata. A inteligência artificial também pode ser utilizada para identificar problemas futuros ou falhas, permitindo que a tomada de decisões a partir dos dados filtrados seja muito mais eficaz e certeira, evitando maiores prejuízos no decorrer dos processos.

Perspectivas para 2023

Em 2023, mais empresas tendem a buscar alternativas que substituam os processos manuais de chão de fábrica por processos tecnológicos de ponta, que possuem os benefícios citados acima.

Esse movimento de adesão tem crescido no país. Segundo estudo da Pesquisa de Inovação Semestral (PINTEC), cerca de 70% das 9,4 mil empresas entrevistadas investiram em novidades tecnológicas em 2021 e 58,4% pretendem aumentar investimentos em pesquisa e desenvolvimento em 2023.

Porém, o novo ano para a indústria 4.0 não se trata apenas de novas tecnologias, mas da continuação progressiva dos sistemas que estão estabelecidos no mercado e da adoção por aqueles que ainda não o utilizam.

O Brasil ainda precisa se consolidar como um país que pode ser uma grande potência tecnológica, e todo este processo passa por investimentos, criação de oportunidades e conhecimento compartilhado.

A indústria 4.0 deve nortear o futuro da indústria e se consolidar com a 4° revolução industrial, transformando o modo como as empresas enxergam as possibilidades de uso das máquinas nos chãos de fábrica nas próximas décadas e em outros campos em que a indústria 4.0, por meio da tecnologia, pode ser mais do que apenas um auxílio, mas um agente ativo e transformador de todo um sistema.

Sobre a Belago Technologies

A Belago Technologies é uma integradora de tecnologias que fornece soluções completas para os negócios de organizações e empresas. Através de inteligência artificial e outras tecnologias disruptivas, alavanca negócios junto com metodologias e infraestrutura comprovada.

Atualmente, a Belago está presente em quatro continentes, estando apta a projetos que envolvam tecnologias avançadas. Saiba mais em: https://www.belagotech.com.br/  


Por Nimrod Riftin, CEO global da Belago Technologies

Postar um comentário

0 Comentários