Header Ads Widget

Entenda os principais sinais clínicos da Síndrome de Turner



A síndrome de Turner é uma doença genética que afeta as meninas e um dos principais sinais clínicos é a baixa estatura. “Essas meninas podem nascer com baixo peso e apresentar déficit de crescimento pós-natal. Outras características físicas associadas à síndrome de Turner são o pescoço alado, que é o pescoço mais alto que o normal; hipertelorismo mamilar, que é o aumento da distância entre os mamilos; cúbito valgo, que é o aumento da distância dos braços em relação ao corpo”, explica Dra. Adriana Siviero-Miachon, endocrinologista pediátrica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo, SBEM-SP.


É muito comum as pacientes apresentarem também cardiopatias e doenças renais, além de disfunções na tireoide. De acordo com a endocrinologista, o atraso da puberdade, além da baixa estatura, é um sinal importante. “A ausência de todos os sinais clínicos aparentes não afasta o diagnóstico da síndrome de Turner: toda vez que uma menina apresentar baixa estatura ou déficit de crescimento é preciso lembrar-se dessa doença genética”, salienta a médica. O tratamento para a baixa estatura é feito com o hormônio de crescimento e a indução da puberdade deve ser feita na idade adequada. Entre as disfunções da tireoide mais comumente apresentadas nessas pacientes está o hipotireoidismo, cujo tratamento é feito com hormônio tireoidiano.

“É preciso acompanhar as alterações do metabolismo nessas meninas, como o ganho de peso, glicemia, colesterol, triglicérides, tanto na infância quanto na vida adulta, como forma de prevenir as complicações cardiovasculares”, complementa Dra. Adriana.


Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.

Serviço:






Postar um comentário

0 Comentários