Header Ads Widget

Dúvida: implantes dentários podem ser colocados durante a gravidez?



Por ser um procedimento relativamente simples e que restabelece as funções do sistema mastigatório, os implantes dentários são considerados hoje a primeira solução para a reabilitação oral de pacientes acima dos 18 anos. Justamente por isso, uma das dúvidas mais comuns é se é possível colocar um implante durante a gravidez.

“A instalação de um implante é uma cirurgia eletiva, ou seja, um procedimento que não é considerado de urgência, por isso, é indicado aguardar até o fim da gravidez, para evitar qualquer alteração na saúde da mãe e do bebê”, recomenda a Dra. Cindy Dodo, Especialista em Implantodontia, Doutora em Reabilitação Oral e Embaixadora da S.I.N. Implant System.

Segundo a especialista, o principal risco de se submeter a um implante durante a fase da gestação está ligado ao uso de anestésicos e medicamentos atrelados ao procedimento, que podem ter impactos no desenvolvimento saudável do bebê. “A comunidade odontológica e médica preconiza a cirurgia de implantes apenas após o nascimento para evitar possíveis efeitos teratogênicos, ou seja, substâncias que podem causar defeitos congênitos por meio de um efeito tóxico em um embrião ou feto e até mesmo levar ao aborto espontâneo”, explica a especialista. No mais, a posição em que a paciente fica para o procedimento cirúrgico de instalação de um implante durante a gravidez também poderia contribuir para aumentar o mal-estar e os enjoos, em gestantes predispostas.

“Se houver necessidade de repor um dente perdido nesta fase, devido a um acidente ou perda inesperada, a gestante pode procurar o atendimento odontológico para a instalação de próteses provisórias”, diz a dentista. “E deve aguardar até o final da gravidez para realizar a cirurgia com implantes dentários”, conclui.

A Dra. Cindy lembra ainda que o procedimento também deve ser evitado durante o período de amamentação, já que os medicamentos usados pela mãe passam para o leite materno e podem, mesmo em pequenas quantidades, afetar o bebê. Em geral, os tratamentos odontológicos durante a gravidez devem ser realizados durante os meses do segundo trimestre de gestação, considerado o mais seguro devido à fase do desenvolvimento embrionário. Cáries e doenças periodontais, por exemplo, podem ser tratadas neste período.

O primeiro trimestre é o período menos adequado para tratamentos odontológicos, por ser o mais delicado, já que acontecem muitas mudanças no embrião. E na etapa final da gestação existe um maior risco de problemas como hipertensão, anemia e desmaios, devido ao desconforto na cadeira odontológica. “É importante lembrar que todas as gestantes devem realizar ao menos uma consulta odontológica durante o pré-natal, para obter orientações sobre a higiene bucal, aleitamento materno e dieta”, destaca a Dra. Cindy.

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em 22 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios da simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários