Header Ads Widget

A vida e a obra do cantor Belchior chegam à TV em documentário inédito

 
PELO SITE DO CANAL, QUEM SE CADASTRAR PODE ASSISTIR AO LONGA GRATUITAMENTE

O cantor e compositor Belchior, falecido em 2017, é o tema de “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”, que, após ser aclamado em diversos festivais de cinema, chega ao Curta! com exclusividade. Até 5 de março, o público vai poder assistir a toda a programação gratuitamente pelo site do canal (canalcurta.tv.br/viainternet), inclusive o próprio longa. Na ClaroTV+, a partir do dia 28, o aluguel sai por R$ 6,90.


O filme conta com um rico material de arquivo, principalmente composto por entrevistas do próprio Belchior e por suas apresentações musicais, além de imagens que ajudam a ilustrar as lembranças e as reflexões que vêm à tona nos depoimentos — de documentos e fotos antigas a trechos de filmes e matérias jornalísticas. Dirigido por Camilo Cavalcanti e Natália Dias, o longa conta com a participação do ator Silvero Pereira, que recita trechos das letras das canções compostas pelo artista cearense, como “Sujeito de Sorte”.


Juntas, essas imagens se costuram em uma narrativa que conta a história de vida de Antônio Carlos Belchior, que nasceu em uma família numerosa de 23 irmãos, em Sobral, no Ceará. Fala de sua formação em medicina e de sua mudança para São Paulo, investindo na possibilidade de ser músico profissional, e reflete sobre essa experiência e outros temas importantes para ele. Sua relação com o sucesso e com a opinião pública — que ora o considerava um ‘sex symbol’, ora um rebelde — também é um assunto frequente.


“Eu faço parte íntima do espírito da minha geração, sabe? Para quem mudar o mundo, para quem transformar as coisas, para quem inventar ou descobrir a linguagem é fundamental. Eu acho que sem rebeldia, sem possibilidade de revoltar-se, possibilidade de delinquir, vamos dizer assim, nenhuma liberdade é explicável. Eu acho que o homem só afirma sua liberdade quando pode dizer não”, diz Belchior em uma das entrevistas.


Entre as músicas apresentadas ao longo do documentário, estão clássicos como “Apenas Um Rapaz Latino-Americano”, “Alucinação”, “Galos, Noites e Quintais”, “Medo de Avião”, “Paralelas” e, entre as últimas cenas do filme, “Tudo Outra Vez”, que, de forma autobiográfica e emocionante, resume a trajetória do artista contada até ali.


“Belchior – Apenas Um Coração Selvagem” é uma produção da Clariô Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Segunda da Música, 27 de fevereiro, às 21h.

Episódio de ‘Asdrúbal Trouxe o Trombone’ relembra a peça ‘Trate-me Leão’, um sucesso da companhia

O episódio “Salve Juventude” — da série “Asdrúbal Trouxe o Trombone” — fala, sobretudo, da temporada da peça “Trate-me Leão”, um grande sucesso da companhia teatral que dá nome à série. Os atores que compunham a trupe levavam ao palco o vigor da juventude carioca frequentadora das praias da cidade, conectada com o contexto de uma época em que os anos de chumbo da ditadura militar estavam se findando e uma nova linguagem artística entrava em vigor, em que um sentimento libertário prevalecia sobre as mensagens de protesto.

 

O episódio conta com entrevistas de grandes nomes das artes brasileiras como Regina Casé, Patricya Travassos, Hamilton Vaz Pereira, Zé Celso Martinez Corrêa, Fernanda Torres e Caetano Veloso. Além da exibição no Curta!, a série “Asdrúbal Trouxe o Trombone” também está disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado na ClaroTV+ ou em CurtaOn.com.brA exibição é na Terça das Artes, 28 de fevereiro, às 23h30.


Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 27/02 - ESTREIA


21h – “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem” (Documentário)

Belchior foi um dos artistas mais singulares e misteriosos do cenário brasileiro. Surgido nos anos 1970, duas características emergiam em sua obra: as letras ferinas e um latente sentimento de desajuste aos padrões da sociedade. Com diversas imagens de arquivo e depoimentos dados ao longo de sua carreira, temos o próprio Belchior falando sobre sua trajetória e refletindo sobre arte e aspectos mundanos, como o sucesso, a fama e seus percalços. Direção: Camilo Cavalcanti e Natália Dias. Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de fevereiro, terça-feira, às 1h e às 15h; 01 de março, quarta-feira, às 9h; 04 de março, sábado, às 15h45; 05 de março, domingo, às 22h15.


PROMO: https://youtu.be/Sk7Y0rwlNt0

FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1reS8Gkk7eZreFc0lFoN4tXT00DKTSb8w?usp=share_link   


Terça das Artes (Visuais, Cênicas, Arquitetura e Design) – 28/02


23h30 – "Asdrúbal Trouxe o Trombone” (Série) – Episódio: “Salve Juventude

A série conta a história da irreverente companhia de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone, que revolucionou a cena artística carioca no fim dos anos de 1970. Ao longo de 13 episódios, nomes como Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Patrycia Travassos, Evandro Mesquita e Perfeito Fortuna lembram fatos marcantes da história do grupo teatral. Neste episódio, acompanhamos a temporada de “Trate-me Leão”, em 1978, no Teatro Ipanema; a nova realidade política que se apresentava e as patrulhas ideológicas. Também mostra a relação da companhia com novos poetas, como Chacal. Direção: Hamilton Vaz Pereira. Duração: 29 min. Classificação: 10 anos. Horários alternativos: 01 de março, quarta-feira, às 3h30 e às 17h30; 02 de março, quinta-feira, às 11h30; 04 de março, sábado, às 10h30; 05 de março, domingo, às 18h.


PROMO: https://youtu.be/lGdT4iufQ5s

FOTOS https://drive.google.com/drive/folders/1Bl-sZ8YVPa0B8HwxjgcNjRNdXVOJVcCD?usp=share_link

 

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 01/03


22h25 – “Desarquivando Alice Gonzaga” (Documentário)

Este documentário revisita uma parte importante da história do cinema brasileiro através da vida e da obra de Alice Gonzaga, filha de Adhemar Gonzaga, cineasta sonhador que, em 1930, fundou a Cinédia, o primeiro estúdio de cinema no Brasil. No filme, abrimos o precioso arquivo da Cinédia junto com Alice e conhecemos as histórias dos Gonzaga e suas apostas cinematográficas. Direção: Betse de Paula. Duração: 82min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 02 de março, quinta-feira, às 2h25 e 16h25; 03 de março, sexta-feira, às 10h25; 04 de março, sábado, às 22h20; 05 de março, domingo, às 15h.


PROMO: https://youtu.be/bbxSZ8lHBv8

FOTOShttps://drive.google.com/drive/folders/1bJ9ai5dNAmnu3QfQiDjLXAZOphQTeYY3?usp=share_link


Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 02/03


22h30 – “Atravessa a Vida” (Documentário)

O diretor João Jardim leva o espectador a uma viagem ao interior do Sergipe para acompanhar uma turma do 3º ano do ensino público nos meses que antecedem a tão esperada prova do ENEM. Enquanto são pressionados a alcançar a nota desejada nesse dia que pode determinar o resto de suas vidas, os alunos de uma pequena escola desabrocham e discutem questões contemporâneas — dentro e fora de sala de aula — como a depressão, o aborto, a pena de morte e o legado das ditaduras. Além disso, o filme mostra as dores e os prazeres vividos nesse período turbulento de transformação que é a adolescência. Direção: João Jardim. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 03 de março, sexta-feira, às 2h30 e às 16h30; 06 de março, segunda-feira, às 0h45.


PROMO: https://youtu.be/C4XR_8AwdfM

FOTOS:  https://drive.google.com/drive/folders/1M2FQZP-ATk3Ei_4lDR9O64LWp5kXlxXL?usp=sharing  


Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 03/03


20h30 – “Espero Tua (Re)Volta” (Documentário)

Um retrato do movimento estudantil que ganhou força a partir do ano de 2015, ocupando escolas estaduais por todo o Brasil. Acompanhando três jovens do movimento e com imagens de arquivo de manifestações desde 2013, o documentário tenta compreender as ocupações e as suas principais pautas, a partir do ponto de vista dos estudantes envolvidos. Direção: Eliza Capai. Duração: 90 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 04 de março, sábado, às 0h30 e às 12h30; 06 de março, segunda-feira, às 14h30; 07 de março, terça-feira, às 08h30.


PROMO: https://youtu.be/HDk0sw4n-10

FOTOS:  https://drive.google.com/drive/folders/1RV6gkbdJ8ChUKsM2eW8pni7M-T0PmImR?usp=sharing


Sábado, 04/03


20h30 – “Alma em Madeira” (Série) – Episódio: “Ricardo Graham”

A série acompanha a rotina de grandes designers brasileiros especializados no trabalho em madeira e reconhecidos no mundo inteiro. Neste episódio, o tema é o trabalho do designer Ricardo Graham, que se denomina ebanista — ele desenha e produz móveis com as próprias mãos. Ele trocou a praia do Rio de Janeiro pelo verde das montanhas da região serrana do estado. Lá vive com sua família e seus cachorros e trabalha na oficina em que produz a Cadeira Três Pés, entre outras peças que figuram em revistas de design no Brasil e no exterior. Direção: Bárbara Heckler. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 05 de março, domingo, às 10h30.


PROMO: https://youtu.be/1fylsGoj1TE

FOTOShttps://drive.google.com/drive/folders/1avcrUQKoGeCKPOnXpcSmdM8Hjzb5H0uK?usp=share_link


Domingo, 05/03


20h30 – “Niemeyer – A Vida É Um Sopro” (Documentário)

O filme procura se pautar na clareza das linhas e na poética das formas de Oscar Niemeyer, para reconstruir a história do maior ícone da arquitetura moderna brasileira. Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século. No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a arquitetura moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do homem diante do universo. O filme traz, ainda, depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque. Diretor: Fabiano Piraino Maciel. Duração: 90 min. Classificação: Livre. 


PROMOhttps://youtu.be/nMo_y8_P300

FOTOShttps://drive.google.com/drive/folders/1GAbrjfsJrKoYf0T4gX9IgpFZs_h80tAE?usp=sharing


Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:


O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET / Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV; 


Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.


Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional. 


As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.


Postar um comentário

0 Comentários