Header Ads Widget

Davide Torzilli é o novo Representante do ACNUR no Brasil

 

Torzilli tem mais de 26 anos de experiência na Agência da ONU para Refugiados e assume o mandato de quatro anos à frente do escritório do ACNUR no Brasil

O italiano Davide Torzilli é o novo Representante da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil. Com mais de 26 anos de experiência no ACNUR e diferentes responsabilidades ao redor do mundo, Torzilli tem um profundo conhecimento sobre questões humanitárias e em relação aos desafios e ganhos de integração local de pessoas refugiadas e solicitantes da condição de refugiado, deslocadas internas, retornadas e apátridas, populações sob o mandato do ACNUR.

Antes de chegar ao Brasil, Torzilli atuou como Diretor Adjunto do Escritório do ACNUR em Nova Iorque e foi Conselheiro Sênior sobre Políticas, encarregado da Seção de Proteção e Direitos Humanos. Nessa função, ele contribuiu para o desenvolvimento do Pacto Global sobre Refugiados. De julho de 2009 a abril de 2015, serviu como Conselheiro Jurídico Sênior no Escritório para as Américas, na sede do ACNUR em Genebra, onde era responsável por questões de políticas, jurídicas e de proteção no Escritório do Diretor.

“Estou feliz e honrado em iniciar esta jornada à frente da equipe do ACNUR no Brasil, um país reconhecido internacionalmente por manter altos padrões de proteção e promover soluções que impactam positivamente a vida de pessoas refugiadas, solicitantes da condição de refugiado, deslocadas internas e apátridas. Nos últimos 40 anos, o ACNUR tem cooperado com o Brasil para responder com inovação e flexibilidade aos desafios humanitários, em busca de dignidade e inclusão para todas e todos. Juntos, seguiremos trabalhando para salvar vidas, assegurar direitos e construir futuros dignos,” afirma.

Experiência na África e nas Américas

A carreira de Torzilli começou em Ruanda, inicialmente como Oficial de Proteção e depois na direção de um dos Escritórios de Campo do ACNUR, apoiando os programas de emergência e repatriação. Posteriormente, ele atuou na sede do ACNUR em Genebra como Oficial de Pesquisa, contribuindo para a pesquisa sobre os principais países de origem de pessoas refugiadas para juízes de solicitação da condição de refugiado dos Estados.

Em 2001, Torzilli ingressou no Escritório do ACNUR para as Américas, como Assistente Executivo do Diretor, o que permitiu a ele contribuir para a estratégia de proteção e soluções para pessoas refugiadas e deslocadas internamente nas Américas.

Em 2005, retornou ao continente africano como Oficial de Proteção Sênior da Operação no atual Sudão do Sul. Torzilli liderou a estratégia de proteção da operação e contribuiu para o planejamento da repatriação das pessoas refugiadas do Sul do Sudão.

Em 2008, após um ano como Coordenador do Programa de Assuntos Humanitários de um think-tank italiano, Torzilli retornou ao ACNUR como Oficial de Políticas Sênior no Equador, onde coordenou uma avaliação nacional das necessidades de pessoas refugiadas e desenvolveu a estratégia para abordar as lacunas identificadas.

Além de italiano, sua língua materna, Torzilli fala inglês, francês, espanhol e português.

Postar um comentário

0 Comentários