Header Ads Widget

Aumento da expectativa de vida leva mercado a criar políticas de inclusão de idosos



População idosa corresponde 14% da sociedade brasileira e vem apresentando perfil ativo, além de ser mercado consumidor

A expectativa de vida da população brasileira segue em crescimento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o tempo médio de vida chega aos 77 anos. Ainda de acordo com o órgão, em 2021, o grupo de pessoas com mais de 60 anos é de aproximadamente 14% da sociedade.

Pensar nessa parcela da população, que soma mais de 21 milhões de idosos e idosas, vai além das políticas de saúde e assistência. “Percebemos que a maioria das pessoas dessa faixa está ativa fisicamente e psicologicamente, tem condições de produtividade e é potencial consumidora de produtos e serviços”, avalia Juliana Pinheiro, especialista em Gestão de Pessoas, diretora da consultoria JP e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicológico da Faculdade Nova Roma.

Isso significa dizer que são também profissionais que podem continuar atuando no mercado de trabalho, seja na mesma área ou migrando para uma nova. “É uma geração com competências riquíssimas. São pessoas maduras, com maior capacidade de gestão emocional, alto nível de comprometimento e senso de acabativa, além de poderem se dedicar mais ao trabalho sem sacrificar o acompanhamento dos filhos que já devem estar adultos”, comenta.

Pensando nisso, a MRV, empresa do Grupo MRV&CO, criou o Programa 60+ para credenciar esse grupo etário que deseja atuar como corretor imobiliário autônomo. A iniciativa tem o apoio da Maturi, plataforma pioneira no Brasil, que reúne oportunidades de parcerias, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking, com o objetivo de conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividade e ocupação entre si e com empresas.

Nesta primeira etapa do programa o foco é o credenciamento de profissionais autônomos. “A MRV oferece suporte, com treinamentos gratuitos on-line e presenciais, além de auxílio no processo de habilitação para o exercício da profissional, caso ainda não tenha. O trabalho de corretor de imóveis tem uma conexão muito grande com o público 60+. Isso porque permite autonomia e o equilíbrio com outras atividades, além de gerar renda", enfatiza Thiago Ely, diretor comercial da MRV. A meta da empresa é triplicar o número de corretores autônomos com idade superior a 60 anos para parcerias de venda.

Em Pernambuco, o credenciamento acontece para atuação na Região Metropolitana do Recife e em Caruaru, onde a MRV possui empreendimentos. Para se inscrever, é preciso acessar o link https://mrv.vc/cadastro60mais, realizar o cadastro e escolher a cidade de interesse.

A contratação de longevos também virou política na Martorelli Advogados. Em iniciativa pioneira no mercado advocatício brasileiro, o escritório criou o Programa Longevidade, que tem por objetivo a contratação de estudantes de Direito com mais de 55 anos que ingressarão como estagiários.

"O programa não celebra apenas a nossa tradição em desenvolver os profissionais, mas traz consigo também uma resposta de inclusão e de respeito às pessoas nos seus mais diversos ciclos de vida", explica a advogada Ana Vasconcelos, líder do Comitê de Diversidade e sócia da área de Direito de Família de Martorelli Advogados.

Além de promover a inclusão, possibilitar a autoestima e independência dos idosos e idosas, o engajamento das companhias pode impactar também no ganho da diversidade interna e desempenho no mercado. “As empresas que investirem em mapear posições que requeiram essas competências e também componham times intergeracionais, possibilitando essa troca e estimulando a diversidade também nesse quesito, tendem a ganhar maior equilíbrio e ambientes mais saudáveis”, defende Juliana.

Foto: Freepik

Postar um comentário

0 Comentários