Header Ads Widget

Projeto realiza roda de conversa sobre importância e impactos sociais da valorização do patrimônio cultural


Ação do Curso Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural acontece esse sábado (17), é gratuita e aberta ao público

 

 

O curso Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural realiza neste sábado, 17 de dezembro, às 15h, uma roda de conversa com certificação para os participantes. A ação marca o encerramento do curso que teve como objetivo promover reflexões, debates e incentivar intervenções que promovam o patrimônio cultural, em sua dimensão material e imaterial, envolvendo as comunidades e valorizando o protagonismo dos agentes culturais locais. Ao longo do evento, os participantes poderão avaliar as experiências que tiveram no curso, aprendizagens e troca de ideias com outros alunos.

 

A ação vai acontecer simultaneamente com a exposição "Arruado, Memória e Resistência", que está acontecendo no Arruado do Engenho Velho, dentro do campus Recife da UFPE.  O objetivo da exposição é dar visibilidade ao Arruado, lugar desconhecido por muitos que frequentam a universidade ou mesmo por aqueles(as) que circulam no campus. É procurar fazer com que os visitantes sejam “Sujeitos de Experiências”, portanto requer parar para sentir, parar para olhar, parar para escutar, parar para pensar, pensar mais devagar, expressar sobre o que está sentido.

 

Segundo Cássio Raniere, coordenador de produção do curso, o projeto tem o objetivo de incentivar práticas no campo do patrimônio cultural, compartilhando conteúdos e práticas através da formação de agentes comunitários: “Nosso intuito é estimular a produção de instrumentos para o reconhecimento de patrimônios junto às comunidades, através da partilha  de experiências em diálogo com metodologias adotadas pela educação patrimonial.

 

O evento acontece a partir das 15,h é gratuito e voltado para os alunos do curso e público em geral. A entrada de acesso ao Arruado do Engenho fica em frente ao CTG, ao lado do LITPEG no campus da UFPE.

 

Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural – Incentivado pelo Sistema de Incentivo à Cultura da Cidade do Recife, da Secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, o Curso Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural teve início em setembro, facilitado por Cássio Raniere, Elizama Messias, Gilvanildo Ferreira e Júlia Morim, profissionais atuantes e com ampla experiência no campo do patrimônio. As estratégias didáticas incluem debates, leituras de textos, fichas de atividades, vídeo aulas, rodas de conversas, produções em grupo e individualmente com ênfase na realidade, territórios e vivências dos cursistas, com foco principalmente nos bairros da Várzea e Ilha de Deus.

 

 

Serviço

Roda de Conversa - Nossa Comunidade Reconhece e Valoriza o Patrimônio Cultural

 

Data: 17/12/2022

Hora: 15h

Local: Arruado do Engenho, em frente ao CTG, ao lado do LITPEG - Av. da Arquitetura - Cidade Universitária, Recife/PE

Postar um comentário

0 Comentários