Header Ads Widget

Luto no cenário musical Limoeirense: Faleceu o Maestro Laurivan Barros aos 79 anos



A manhã deste domingo (04) foi de muita tristeza para os Limoeirenses, pois foi informado a todos que o querido Maestro Laurivan Barros, esposo de Erotides do CERu (tia Eró)  faleceu. O mesmo estava internado no Hospital do Vale (antiga Casa de Saúde) por ter contraído a Covid-19 e faleceu aos 79 anos de idade. Ainda não se tão muitas informações sobre velório ou onde será sepultado. Para quem não sabia ele residia na Rua Vigário Joaquim Pinto, nas proximidades do colégio 3º Milênio. Laurivan é natural de Bom Jardim, nascido em 29 de março de 1943. Filho de Luiz Gonzaga de Oliveira e Maria de Lourdes Barros de Oliveira, iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade, quando estudou violão com seu pai - que era filho do maestro Levino Ferreira - e recebeu aulas de piano da Ir. Odila Maroja, supervisora das Beneditinas naquela cidade. Laurivan estudou flauta transversal no Centro de Arte e Comunicação da UFPE com o professor Ítalo, cursando lá também Educação Artística Modalidade Música. Aprofundou seus estudos musicais (teoria e solfejo) em um curso promovido pela Orquestra Sinfônica do Recife em 1978/79, numa iniciativa do maestro Guedes Peixoto. Foi professor na Escola Municipal de Música "Levino Ferreira", na cidade de Limoeiro, PE, onde também foi regente da banda Musical do mesmo nome. Sua biografia completa pode ser conferida aqui mesmo no Coisas da Vida (neste link).

Para você que não sabia o maestro Limoeirense foi o grande homenageado do Jornal da Festa de São Sebastião, estampando a capa, além de ser o homenageado do 14º Festival de Teatro de Limoeiro realizado em 2014 pela Companhia de Teatro Limoeirense Lionarte. Laurivan também é o autor do Hino de Limoeiro em parceria com o advogado e escritor Dr. Barbosa, foi por meio da genialidade de ambos que hoje temos um dos mais belos hinos inspirados nas "marchas francesas". Além do hino de Limoeiro, Laurivan também compôs os hinos da cidade de João Alfredo, e das escolas São Luiz de Casinhas, Escola Fernando Passos, Escola Cônego Deusdedith, Bicentenário da Paróquia de Limoeiro, Escola Suzel Galiza, Escola Cônego Fernando Passos e Escola Morais e Silva. Além de compor estes hinos para cidades e escolas ele também compôs músicas e dentre elas destacamos: Valsando em Recreio, Ladainha de Nossa Senhora, Quadrilha, Passando o Tempo (choro), Enquanto o Carnaval Não Passa (frevo canção), Somos foliões, Teimoso, e Vou de Bandolim.

Nas Redes Sociais amigos, políticos e admiradores postaram condolências aos familiares e prestaram suas homenagens dando o último adeus a esta pessoa brilhante que está eternizada no coração dos amantes da boa música. Na Seresta Adalberto Moreira, a flauta transversal do maestro dava tom melódico que a seresta pedia e sempre que a mesma se apresentava na Festa de São Sebastião o sucesso de público era garantido. Devido a sua saúde fragilizada, o maestro deixou de tocar, compor e participar da orquestra que tanto ganhava com a sonoridade de sua "flauta mágica". Quem conviveu com ele sabe o quanto generoso e solícito o mesmo foi em vida.  Laurivan deixa esposa, 3 filhos (1 filho e 2 filhas) e uma cidade inteira enlutada e cheia de saudade. Vá em PAZ Maestro Laurivan Barros e toque aquele lindo solo no céu.  Assista abaixo uma das apresentações do Maestro Laurivan durante a cerimônia de Emancipação Política de Bom Jardim em 1998.

Postar um comentário

0 Comentários