Header Ads Widget

ETE Cícero Dias ganha um Espaço 4.0 para incentivar potencialidades tecnológicas



Uma das melhores escolas do mundo, a ETE Cícero Dias, localizada em Boa Viagem, no Recife, ganhou mais um plus para continuar orgulhando os professores e alunos. Na manhã desta terça-feira, dia 27, as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação e Esportes inauguraram, na unidade educacional, mais um Espaço 4.0 – o primeiro dotado com uma IoTree. Com este, já são 24 E4 em pleno funcionamento em todo o território pernambucano. A solenidade contou com a participação da vice-governadora e futura ministra de CTI, Luciana Santos, além dos secretários estaduais, Fernando Jucá e Marcelo Barros, de CTI e educação, respectivamente.

Os Espaços 4.0 são Centros de Inovação baseados em Escolas Estaduais de Ensino Médio, voltados para trabalhar as competências de criatividade, empreendedorismo e inovação, além de dar suporte ao desenvolvimento de disciplinas básicas e de habilidades portadoras do futuro. Já a IoTree é uma árvore tecnológica que acumula energia a partir de painéis fotovoltaicos, que alimentam um repetidor, leds coloridos (pétalas), carregadores usb e sensores. Através de um painel, os estudantes podem monitorar remotamente os sensores da árvore e controlar aspectos como cor das pétalas, se elas apagam ou ligam, programar que horas ligam etc.

“Este, especificamente, é o primeiro centro de inovação que a gente está entregando numa escola do Recife, oficialmente. Dotado de uma Iotree, o primeira num equipamento deste, ele traz a possibilidade do estudante produzir novas soluções de Internet das Coisas, além de familiarizá-las com energia renovável”, celebrou Hugo Medeiros, diretor de Estratégias e Ambiente Legal para Inovação da Secti.

Os locais recebem kits de equipamentos makers, de robótica e de tecnologia da informação e comunicação, como computadores de alto desempenho, kits de microcontroladores, tecnologias makers com kits 3D e tecnologias tradicionais de marcenaria, que possibilitam desenvolver o empreendedorismo inovador, a criatividade e a cultura maker, além de trabalhar habilidades portadoras de futuro, em diferentes eixos.

“O projeto dos Espaços 4.0 compreende a oferta de bolsas para os professores coordenadores e também para os estudantes monitores, com o objetivo de incentivá-los a utilizar os centros de inovação não somente para formação, mas também para empreender e apoiar o ecossistema de inovação local. Com isso, interiorizamos os empreendimentos inovadores para os locais do interior onde já chegou a educação de qualidade”, afirmou o secretário de CTI, Fernando Jucá.

Assim, no total, estão sendo beneficiadas diretamente mais de 12.000 pessoas, com 24 Espaços 4.0 localizados em 23 municípios diferentes, sendo 83% deles no interior do Estado, o que os habilita como a maior política de interiorização de CTI e de Educação Profissional da história, que tem resultado em soluções inovadoras para atender desafios locais e na criação de 7 Startups ligadas a E4, até o momento. 

Postar um comentário

0 Comentários