Header Ads Widget

"Precisamos de escola integral, com proposta inovadora", defende Claudia Costin, diretora do FGV CEIPE



No primeiro dia do Congresso Educa Week, os caminhos e soluções para promover as melhorias necessárias para uma educação pública de maior qualidade no país estiveram na pauta do painel de abertura do evento. O debate reuniu Claudia Costin (fundadora e diretora do FGV CEIPE e professora visitante da Faculdade de Educação da Universidade de Harvard), João Alegria (secretário-geral da Fundação Roberto Marinho), Americo Mattar (diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo) e Marcos Talarico (CEO da Educa Week), com mediação de Mariana Breim (Instituto Península).

Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV CEIPE), destacou a necessidade de se elevar os patamares da Educação no Brasil em rankings globais como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), um indicador importante do setor, a nível mundial. A especialista ressaltou que o Brasil está entre os 40 países piores colocados no PISA. E acrescentou que, comparativamente, os 40 melhores colocados do exame oferecem, proporcionalmente, maior número de horas-aula aos seus estudantes. 

“Os alunos brasileiros têm cerca de cinco a sete horas de aula diariamente, enquanto que os alunos de países que ocupam as melhores posições do PISA a média é de sete a nove horas-aula”, afirmou Costin.

Para buscar um melhor desempenho da educação pública, a especialista destacou, ainda, a necessidade da valorização dos educadores. “Precisamos de ensino integral com proposta inovadora e que os professores sejam alocados em uma única escola”, afirmou. 

Em tempo: no último dia 16/9 foi divulgado o resultado do último Ideb, que analisou o desempenho de mais de 5 milhões de alunos dos ensinos fundamental e médio, sugerindo que a taxa de aprendizagem se manteve estável. “Porém, há controvérsias, uma vez que, com a pandemia da Covid-19, grande parte dos estados brasileiros adotou a aprovação automática dos alunos”, ressaltou Ismael Rocha, diretor acadêmico da Educa Week.

Mais sobre a Educa Week 2022: o evento é considerado o maior movimento de transformação na Educação da América Latina. Em sua sétima edição, reúne as maiores autoridades da educação do Brasil e do mundo, durante sete dias. Para essa edição, o evento conta com um formato híbrido, trazendo de volta o contato presencial e uma programação completa. Além disso, o evento conta com a quinta edição do Prêmio Destaque Educação, que irá reconhecer os projetos pedagógicos que estão causando impacto positivo em escolas de todo o país. A Educa Week é uma realização do Educational Leaders (Grupo de Líderes Educacionais), em parceria com o Iteduc (Institute of Education and Technology) e a SD Student Travel. Correalização: de Isaac, Somos Educação, Red Baloon, FTD Educação, Faber Castell, ESPM e Wings. Apoio: Insper, Colégio Marista Arquidiocesano, Fundação Roberto Marinho, Vértice, Bandeirantes, Fundação Telefônica Vivo e iFly São Paulo.   Para saber a programação completa, acesse: https://educaweek.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários