Header Ads Widget

Empregabilidade segue em alta para alunos de cursos de Tecnologia da Informação



Parcerias com empresas viabilizam contratação de mão de obra, desde os primeiros períodos, segundo professor Guilherme Alexandre, Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação - TI - da Faculdade Nova Roma

O profissional de TI - Tecnologia da Informação - é indispensável ao funcionamento do mundo atual. Celebrado nessa quarta-feira (19/10), pela importância que tem para a otimização e automatização dos processos, ele é aquele que cuida de todos os recursos tecnológicos, redes de computadores, engenharia de software e processamento de dados, sendo essencial para a tomada de decisões e estratégias de mercado de uma empresa. Com iniciativas, planejamento, gestão e processos automatizados, as organizações buscam, cada vez mais, implantar sistemas em rede e criar novos modos operacionais. E, o profissional de TI é aquele responsável pelo gerenciamento de informações e disponibilização dessas na rede de computadores da organização. Ele também pode atuar no setor de informática - hardwares e softwares. 

A Tecnologia da Informação engloba áreas de mercado como Engenharia da Computação; Ciência da Computação; Processamento de Dados; Suporte técnico; Informática e Programação. Por isso, o setor de tecnologia é um dos que mais cresce no mundo. Para se ter uma ideia, vai haver a criação de 420 mil novas vagas na área, até o ano de 2024, de acordo com dados do Banco Mundial. "Por ser um mercado em constante movimento e inovação, uma vez que as oportunidades superam o número de profissionais disponíveis, a área permanece em alta e necessita de profissionais habilitados", destaca o professor Guilherme Alexandre, Coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação - TI - da Faculdade Nova Roma.

Com oportunidades promissoras no Brasil, o profissional de TI não está restrito a trabalhar apenas no país, mas em qualquer lugar no mundo, por meio remoto: Estados Unidos, Europa, países asiáticos e outros, independente de onde more. "Se souber falar inglês ou espanhol, a empregabilidade fica ilimitada. É por esse motivo que, ao longo da formação, a Nova Roma oferece curso de inglês, pois preparamos o nosso aluno para trabalhar em qualquer lugar do mundo, onde se esteja precisando de um profissional bem formado", comenta o professor Guilherme Alexandre.

No âmbito internacional, o cenário de empregabilidade girava em torno de 80%, em 2021, de acordo com pesquisa do Stack Overflow (plataforma de perguntas e respostas para programadores, estudantes e interessados em tecnologia e desenvolvimento); com 21% das empresas de pequeno a médio porte (20 a 99 funcionários); 65% dos empregados com pelo menos um curso universitário de bacharel; além de salários bases com variação de 115 a 165 mil dólares americanos, para seniores. Atualmente, uma vaga internacional remota de júnior pode variar entre 75 e 90 mil dólares americanos/ por ano. 

A unidade de Caruaru da Faculdade Nova Roma conta com o curso superior (tecnólogo) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS - com matriz certificada com selo Powered by CESAR School), com uma metodologia ativa de ensino (PBL), com foco em soluções, além de matrizes curriculares inovadoras e focadas na empregabilidade. "Com a formação na Nova Roma, o aluno adquire as competências técnicas e comportamentais exigidas pelo mercado, o que facilita o acesso às oportunidades. Além disso, através de parcerias com empresas da área, viabilizamos a contratação de mão de obra, no decorrer do curso, desde os primeiros períodos", enfatiza o professor Guilherme Alexandre.

O campus da Faculdade funciona no Caruaru Shopping, localizado na Avenida Adjar da Silva Casé, n° 800, Bairro Indianópolis. Mais informações pelo (81) 9 9927-0003 (WhatsApp).


Foto: Divulgação/ FNR

Postar um comentário

0 Comentários