Header Ads Widget

60 toneladas de pneus inservíveis cruzam o Brasil para reciclagem


Pneus descartados em área de Floresta Amazônica são transportados por mais de 4 mil km para destinação ambiental.

Um carregamento de 60 toneladas de pneus inservíveis recolhidos em Manaus/AM foi transportado por mais de 4 mil km e chega nesta quinta-feira (20/10) em Piraquara/PR (Região Metropolitana de Curitiba) para reciclagem.

Está é a segunda carga de pneus velhos retirados de Manaus para reciclagem no Paraná que foi viabilizada por iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus inservíveis (Abrerpi) em parceria com a Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip).

Em julho deste ano, três contêineres com 45 toneladas de pneus foram reciclados. Agora com mais quatro contêineres (60 toneladas) já são 105 toneladas de pneus que estavam jogados nas ruas de Manaus e na periferia (em área de Floresta Amazônica) que têm uma destinação adequada. Tudo isso viabilizado pelo programa “Brasil Rodando Limpo”, da Abrerpi. Uma iniciativa ousada que pretende varrer o país de ponta a ponta recolhendo e destinando pneus usados.

Esse programa iniciado em Manaus procura mobilizar Poder Público e sociedade para ajudar a encontrar uma solução definitiva para as regiões que ainda não dispõem de uma indústria de reciclagem nas proximidades, como a Amazônica.

De acordo com a Abrerpi, a reciclagem de pneumáticos é uma atividade de alto custo, de forma que, longas distâncias entre os pontos de coleta e de destinação final inviabilizam a operação.

Em regiões onde não existem cimenteiras que consomem a maior parte da produção das recicladoras, segundo a Abrerpi, a alternativa é criar incentivos fiscais para a atividade e leis que obriguem a utilização do asfalto-borracha em obras públicas.

Esta segunda fase da operação em Manaus foi subsidiada pelas empresas GF Pneus, GP Imports, Yaro Pneus e Grupo Cantu Store, todas associadas à Abidip, que já cumprem suas obrigações legais junto ao IBAMA e ainda mantém programas permanentes de responsabilidade ambiental.

Postar um comentário

0 Comentários