Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Sesc leva Primavera dos Museus para Goiana com atividades gratuitas



Integrando a 16° Primavera dos Museus, o Museu de Arte Sacra de Goiana (MASG), gerido pelo Sesc PE, abre suas portas ao público com programação gratuita entre os dias 19 e 23 de setembro, incentivando um olhar mais atento à decolonialidade e ao próprio patrimônio histórico de Goiana, sob o tema: “Dos Caetés, Potiguaras e Tabajaras ao Quilombo do Catucá: pelo direito ao patrimônio cultural para todos”.

Além de visitas ao MASG e à Galeria Zé do Carmo, a programação inclui duas mesas redondas para discussão aberta ao público. No dia 20, às 15h, acontece a mesa ‘Corpo-território: Caetés, Potiguaras e Tabajaras’, já no dia 22, também às 15h, será realizada a mesa ‘Corpo-território: aquilombamento do Catucá’. Ambas contam com 50 vagas, preenchidas pela ordem de chegada. O museu funciona das 8h às 17h, com entrada gratuita para o público geral e mantém canal aberto para agendamento de visitas para grupos escolares por meio do telefone (81) 3626-8421.

Idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus chega a sua 16° edição com o tema ‘Independências e museus: outros 200, outras histórias”, celebrando o bicentenário da independência do Brasil e colocando em evidência o papel das mulheres, dos afrodescendentes, dos povos originários, sertanejos e ribeirinhos que, ainda hoje, buscam por uma maior escuta e integração de suas culturas ao contexto nacional.

A Primavera chega à Goiana facilitada pelo projeto Identidade Brasilis, iniciativa educacional do Sesc para evidenciar, fomentar e debater as contribuições negras e indígenas nos campos artísticos e culturais do Brasil.


MASG - Museus são espaços de conexão com os patrimônios históricos e cultural, e é nessa perspectiva que o Sesc trabalha sobre o MASG, desenvolvendo ações de educação patrimonial junto à comunidade para preservação da diversidade cultural.  Fundado em 1950, o MASG é o primeiro museu de arte sacra da América Latina e conta com mais de 870 peças dispostas em vários núcleos expositivos. Em 2013, o Sesc passou a gerenciar o museu por meio de um convênio firmado com a Arquidiocese de Nazaré da Mata.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde para comerciários e dependentes. As 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, e têm ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos).  Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br. Além disso, os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que possuem o Cartão do Empresário, da Fecomércio, podem adquirir produtos e serviços do Sesc em condições diferenciadas. Mais informações no site www.cartaodoempresario.com.br.

Serviço – Primavera dos Museus no MASG

Quando: de 19 a 23 de setembro, das 8h às 17h.

Entrada: gratuita

Informações e agendamento de visitas escolares: (81) 3626-8421

Postar um comentário

0 Comentários