Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Com a aproximação das eleições, combate a fake news fica ainda mais importante

 

Projeto #FakeToFora capacita jovens eleitores na checagem de informações

Com a aproximação das eleições, o combate à disseminação de Fake News se torna ainda mais urgente. Neste ano, os jovens estão sendo amplamente incentivados a participarem do processo eleitoral. Atento a este movimento, o Instituto Palavra Aberta desenvolveu o programa #FakeToFora, que visa conscientizar os jovens sobre a responsabilidade deles na não propagação de informações falsas.  

#FakeToFora capacita educadores e estudantes de todo o país para que promovam ações e reflexões no preparo para as votações, mas é acessível à população em geral. O projeto oferece uma metodologia para que as pessoas criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações.  Os materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania.  

A ideia da campanha nasceu pela impressão do Instituto sobre anos eleitorais anteriores, que foram circundadas imperativamente por desinformação, notícias falsas (fake news), discursos de ódio, entre outras manifestações presentes, principalmente, nas redes sociais.

Dados revelados pelo estudo “Iceberg digital”, desenvolvido pela Kaspersky, também serviram como sinais de atenção para a importância de envolver e motivar o público jovem a participar ativa, consciente e democraticamente das eleições:

  • 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa;
  • apenas 2% nunca ouviram falar do termo “fake news”;
  • 42% dos brasileiros ocasionalmente questiona o que lê na internet;
  • os principais meios para cair nas fake news são as redes sociais, como WhatsApp e Facebook;

 

Além disso, um estudo do MIT mostrou que, no Twitter, informações falsas têm 70% mais chances de serem retuitadas do que as verdadeiras e um estudo liderado pela Transparência Internacional mostrou que 82% dos brasileiros acreditam que as últimas eleições foram influenciadas por conteúdos “fake”.

 

Quem faz parte 

Por meio de pesquisas, seminários e campanhas, o Palavra Aberta promove a liberdade de expressão, a liberdade de imprensa e a livre circulação de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática. Apoiado por algumas das mais relevantes instituições do País, como por exemplo o TSE, desde 2019, desenvolve o EducaMídia - considerado o maior programa de Educação Midiática do mundo e que já impactou mais de 4 milhões de alunos e 17 mil professores de escolas públicas e privadas.  

O #FakeTôFora é uma iniciativa do Palavra Aberta com realização do EducaMídia e apoio do Google.org e do Facebook. O projeto conta com a participação da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP); Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER); Associação Nacional de Jornais (ANJ); Apel; Câmara dos Deputados; Câmara Municipal de Itapevi; Escola do Parlamento de Itapevi; Comprova; Inicie; Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca); Mobis; Politize!; Plenarinho; Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Vaza, Falsiane!; Viven; Escola da Câmara.  

 

Patricia Blanco - Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta 

Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, é atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta, entidade que coordena o EducaMídia, programa que visa capacitar e engajar educadores e instituições de ensino no processo de educação midiática de jovens, desenvolvendo seus potenciais de comunicação nos diversos meios, a partir da interpretação crítica das informações, produção ativa de conteúdos e participação responsável na sociedade. 

Postar um comentário

0 Comentários