Header Ads Widget

17% das brasileiras desconhecem os sintomas da infecção urinária durante a gravidez, diz estudo


Principalmente as mulheres dos 18 aos 24 anos, com 21% das entrevistadas.

Durante a gravidez é comum ter pelo menos um episódio de infecção urinária, pois as alterações que ocorrem no organismo da mulher favorecem o desenvolvimento de bactérias no trato urinário. Porém, pode ser que as gestantes tenham um pouco mais de dificuldade na hora de identificar os sintomas. Afinal, durante a gravidez a vontade frequente de urinar ou a sensação de peso na bexiga, são muito comuns, por isso, podem ser disfarçados. 

Apesar de alguns sintomas serem comuns à gestação, existem outros sinais como a dor ou sensação de queimação ao urinar, e urina com cor escura e cheiro forte. Porém, conforme constatou a Famivita em seu mais recente estudo, 17% das brasileiras desconhecem os sintomas da infecção urinária. Principalmente as mulheres mais jovens, dos 18 aos 24 anos, com 21% das participantes.

Os dados por estado demonstram que em Alagoas, 30% das mulheres não sabem quais são os sintomas da infecção urinária. Já no Rio de Janeiro, em São Paulo, 18% e 15%, respectivamente, desconhecem a informação. E em Santa Catarina, o percentual cai para 11% das entrevistadas que desconhecem os sintomas da infecção urinária.

Por isso, é muito importante que as gestantes estejam alertas a qualquer sintoma diferente, e procurem o seu médico sempre que perceberem alguma alteração ou desconforto. A infecção urinária pode ser facilmente tratada com antibióticos. Além disso, também existem alguns cuidados que as mulheres podem ter, como: ingestão diária de líquidos, não reter urina, corrigir e tratar alterações intestinais como diarreia ou obstipação e urinar antes e após relação sexual.



Postar um comentário

0 Comentários