Header Ads Widget

"Somos uma organização confiável e provamos o quanto podemos fazer. Trabalho para o ACNUR porque acredito no que estou dizendo"



Graças à Francesca e às equipes de registro do ACNUR, podemos proteger e ajudar de forma rápida e eficaz as pessoas forçadas a fugir

Francesca Spadiliero ingressou no ACNUR em 2013. Atualmente, ela é Oficial de Registro e Gerenciamento de Identidade, e ajuda a garantir que milhares de pessoas forçadas a fugir tenham documentação e que suas informações sejam mantidas atualizadas em nossos sistemas, fornecendo às equipes do ACNUR esses dados essenciais para que possamos responder melhor às necessidades em campo.

Graças à Francesca e às equipes de registro do ACNUR, podemos proteger e ajudar de forma rápida e eficaz as pessoas forçadas a fugir.

Como é um dia típico de trabalho para você?

Meu cargo atual está a um passo de distância do trabalho de campo e mais próximo de um papel de coordenação. Estou em Brasília, no escritório sede do ACNUR Brasil, e minha unidade dá suporte técnico e processual aos escritórios de campo.

Por que as equipes de registro do ACNUR são parte essencial de nossas operações?

O registro é uma área muito técnica, então eu gosto de explicar sua importância de forma prática.

Você pode imaginar o que aconteceria se você não tivesse quaisquer documentos, qualquer prova de identidade, quaisquer documentos com o seu nome? Você não conseguiria acessar os serviços de saúde, matricular-se na escola, candidatar-se a vagas de empregos, abrir uma conta bancária… Você não poderia usufruir dos seus direitos básicos.

É por isso que as atividades de registro são tão importantes: elas garantem que registremos informações precisas e específicas sobre cada pessoa forçada a fugir para que possamos fornecer documentos e identificar suas necessidades individuais. Isso é ainda mais importante quando lidamos com populações vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças, sobreviventes de violência de gênero, etc.

A sua doação ajuda o ACNUR a garantir a continuidade de atividades de registro em todo o mundo.

Colocando de outra forma, o registo é fundamental porque é uma forma de salvaguardar a identidade do indivíduo e porque, através da documentação, podemos fornecer-lhe a assistência e os serviços de que necessita no país de refúgio e garantir que goze dos seus direitos básicos ligados à saúde, educação e acesso à alimentação e nutrição. O registro também é fundamental para nossas operações porque geralmente é a primeira vez que uma pessoa forçada a fugir tem contato com o ACNUR e nossos parceiros no país anfitrião.

Portanto, este é um momento essencial para identificarmos as necessidades específicas da população para que possamos trabalhar em conjunto com as diferentes organizações parceiras, com o governo e com as diferentes unidades do ACNUR para garantir uma resposta eficaz e rápida às necessidades das pessoas que acabaram de chegar.

Além disso, o registro também é importante porque uma de nossas principais responsabilidades é manter atualizamos os dados das pessoas que servimos. Certificando-nos de que cada situação que muda na vida da pessoa deslocada seja registrada adequadamente, podemos responder melhor, coordenar, fazer encaminhamentos, etc. É imperativo que não apenas façamos uso desses dados para uma melhor programação, mas também guardemos essas informações.

O que torna o ACNUR a melhor organização em matéria de registro de pessoas deslocadas à força?

Acho que minha resposta se aplica tanto ao registro, mas também ao nosso trabalho em geral. Os pontos mais fortes do ACNUR são a adaptabilidade e a flexibilidade. A organização, ao longo dos anos, manteve seus valores e princípios fundamentais, sabendo exatamente como se adaptar e mudar não apenas a diferentes épocas, mas também a contextos geográficos. Procuramos continuamente formas inovadoras de responder às necessidades em um mundo em mudança. E isso nos permitiu acumular experiência e know-how sobre pessoas refugiadas e deslocamento forçado que são incomparáveis. É isso que torna o ACNUR a melhor organização no que faz.

Em mais de 70 anos de atuação, o ACNUR já ajudou milhões de pessoas a recomeçar. Doe agora mesmo e apoie nossos esforços.

Além disso, o ACNUR desenvolveu uma Política de Proteção de Dados muito forte que garante a segurança dos dados das Pessoas de Interesse. Temos a responsabilidade de proteger os dados que coletamos e temos mecanismos fortes para evitar violações de dados, bem como procedimentos rígidos a serem seguidos em caso de compartilhamento de dados.

Acrescento também que o ACNUR é o melhor no que faz porque desenvolveu laços muito fortes com diversos atores e se estabeleceu como uma organização confiável, mais uma vez devido à nossa vasta experiência. Isso é fundamental para nossa eficácia, pois nos permite chegar mais longe e trabalhar em sincronia com governos, parceiros e outras atores.

Qual é a parte mais difícil do seu trabalho? E o que é mais gratificante?

A parte mais difícil do meu trabalho é testemunhar o sofrimento e lidar com situações difíceis todos os dias. Isso me afeta pessoalmente. Por outro lado, a parte mais gratificante sempre foi ver o impacto do trabalho que fazemos.

Por que é importante que as pessoas apoiem o trabalho do ACNUR?

O ACNUR trabalha em muitos cenários, desde as maiores emergências do mundo até crises duradouras, realizando muitas atividades. Oferecemos assistência que salva vidas, asseguramos que os direitos das pessoas deslocadas sejam respeitados em todos os momentos e também oferecemos oportunidades a elas, soluções duradouras e sustentáveis para seu futuro. Isso significa que, em uma resposta típica, o ACNUR e nossos parceiros fornecem às pessoas forçadas a fugir abrigo, saúde, educação, alimentação e registro. E, para fazer tudo isso, precisamos de infraestrutura, tecnologia, ferramentas, equipe treinada e muitos outros tipos de recursos.

Por favor, doe agora e ajude-nos a responder à próxima emergência.

Para que o ACNUR continue sendo a organização líder em questões de deslocamento, se quisermos continuar a nos adaptar a novos desafios e expandir para novas áreas, e se realmente quisermos continuar tendo um forte impacto positivo, precisamos de recursos para desenvolver e implementar novas estratégias.

O registro pode ilustrar bem isso: antigamente, registrávamos os dados em papel; agora, temos um sistema extremamente sofisticado que exige uma infraestrutura e equipe treinada.

Somos uma organização confiável e construímos nossa reputação trabalhando duro e provando o quanto podemos fazer. Não estou dizendo isso porque trabalho para o ACNUR. Trabalho para o ACNUR porque acredito no que estou dizendo.

O trabalho de ajuda emergencial do ACNUR só acontece com a sua ajuda. Seu apoio significa que assistência imediata pode ser prestada a pessoas refugiadas e deslocadas em todo o mundo.

 

Para acessar o texto completo, clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários