Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Quando contratar uma agência de marketing para comércio exterior



Pequenas empresas que pretendem principalmente exportar devem contar com uma agência especializada em comércio exterior desde seu início, pois ela guiará todo o processo de desenvolvimento da marca, sem a necessidade de contratação de um “estagiário de marketing” que muitas vezes ainda desconhece as próprias estratégias de marketing e principalmente o comércio exterior e suas peculiaridades, tomando assim o tempo da equipe operacional e comercial.

Normalmente médias e grandes empresas já possuem um setor de marketing interno e buscam a contratação de uma agência especializada para o desenvolvimento de conteúdo, criação de estratégias aplicadas no comércio exterior, identidade visual, branding e website. Além disso, muitas vezes o departamento de marketing está focado em campanhas internas de endomarketing e não consegue dar a devida atenção ao inbound marketing. Assim, torna-se interessante o setor de marketing ter apoio de uma agência especializada em comex.

Uma agência de marketing convencional, mesmo que tente estudar o mercado de comex, não consegue produzir conteúdos técnicos de qualidade, tampouco entender os diferentes players, suas comunicações e as dores do mercado. Quando empresas da área contratam uma agência convencional, normalmente a equipe interna perde tempo com correções nos textos, falta de sintonia do design com o texto, ou até precisa produzir os conteúdos.

Apenas empresas especializadas e com experiência no comércio exterior conseguem criar um plano estratégico para que a empresa atinja seus objetivos comerciais, que podem ser: reconhecimento de marca, melhorar seu posicionamento, explorar novos mercados, aumentar a base de leads e, claro, aumentar suas vendas.

Unir marketing com comércio exterior não é uma tarefa simples, pois exige profissionais qualificados nas duas áreas, pleno conhecimento do mercado e estudo e atualização constante da área.

A ComexLand trabalha imersa nas atualizações do comércio exterior, por esse motivo, conhece exatamente como a informação pode se transformar em venda e fidelização do cliente.

Quanto custa marketing especializado em comércio exterior?

O marketing especializado em Comércio Exterior é mais caro que agências convencionais.

É necessário entender que sempre haverá o “sobrinho” que cobra valores bem mais baratos, pois estão no início da carreira, ou agências convencionais que cobram valores baixos, porque ganham na quantidade e não prestam um serviço personalizado, mas sim, algo abrangente para todos seus clientes e ainda demoram de 5 a 15 dias para entregar artes ou realizar alterações.

O comércio exterior é rápido e volátil, tudo muda muito rápido. Por isso, a agência deve ter o timing da comunicação, postar na hora certa, no momento certo e ter senso de urgência. E é claro, ter um atendimento personalizado para cada tipo de cliente de acordo com seus objetivos.

Quando é hora de mudar de agência?

Se você reconhece mais de três dos fatores abaixo, está na hora de mudar sua agência de marketing. Se for menos de três, tente conversar. Caso não melhore, procure imediatamente outra agência com melhores qualificações.

  • Sua agência não acompanha as atualizações do comércio exterior;
  • Sua agência faz propaganda dela mesma em seu Instagram (hashtags, marca d’água);
  • Sua agência não entrega relatórios;
  • Sua agência não tem uma boa comunicação com você;
  • Sua agência não tem atendimento personalizado para sua empresa;
  • Sua agência não cria planos personalizados;
  • Sua agência faz todos os posts iguais;
  • Sua agência não assume erros;
  • Sua agência não entende nada do que sua empresa faz;
  • Sua agência “some”;
  • Sua agência não trabalha com estratégias.

Sobre Kauana Pacheco

Kauana Pacheco é diretora da assessoria de marketing e comunicação para Comércio Exterior, a ComexLand, e ajuda empresas e profissionais da área a se posicionarem no ambiente digital. O grande diferencial da assessoria é entendimento em Comex e o atendimento que compreende a necessidade e o deadline de cada cliente. Kauana é formada em Negócios Internacionais e é especialista em Big Data & Market Intelligence.

Postar um comentário

0 Comentários