Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Saiba como vai funcionar a liberação do Kit Antena



Cidadãos brasileiros inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) tiveram acesso ao chamado “Kit Antena de TV”. A ideia é que as pessoas que usam antenas parabólicas (TVRO) possam atualizar seus equipamentos para sincronizar com mais eficiência os canais de televisão. Por isso, se você quiser saber como vai funcionar a liberação do novo kit antena, é só continuar lendo este artigo.

Confira como vai funcionar a disponibilização do Kit Antena no Brasil: Um receptor dedicado à compressão de áudio e vídeo está incluído nos novos kits, melhorando a qualidade de som e imagem das transmissões. Tudo sem custo e sem taxas adicionais para famílias cadastradas no CadÚnico. Estima-se que aproximadamente 20 milhões de famílias brasileiras estejam assistindo ao sinal de televisão de acesso aberto e gratuito na Banda C via satélite. Para evitar interferência na frequência de 3,5 GHz, ela será atualizada para a Banda Ku.

Como funciona o novo kit?  Para quem não sabe, a banda de 3,5 GHz foi reservada para o 5G, que utiliza uma frequência de sinal mais alta. Embora o prazo para o início das operações de implantação de novas tecnologias nas capitais do país fosse até junho, ele foi adiado recentemente para pelo menos 29 de setembro, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Quem poderá receber o Kit Antena? À medida que os recursos para a troca de banda forem utilizados, os kits de antena serão disponibilizados para quem se inscreveu no CadÚnico. O objetivo principal é evitar que cidades que usam televisão aberta por satélite fiquem sem sinal. Para habilitar o 5G e, portanto, atender às especificações descritas no edital, a Banda C é transferida para a Banda Ku.

Segundo estimativas, as principais capitais brasileiras serão as primeiras a se beneficiar da introdução da comunicação móvel de longa distância, seguidas pelas cidades com mais de 500 milhões de habitantes, e assim sucessivamente, até que o cronograma de atualização seja concluído em 2026.

Postar um comentário

0 Comentários