Header Ads Widget

Entenda o que é o DAB e DAB+ , os novos padrões de rádio digital.



Como todos já sabemos o Brasil já adotou a faixa estendida do dial em FM e várias rádios já migraram para este novo padrão. Na verdade ele é novo para os brasileiros, pois em outros países o padrão já se torna obsoleto. Sua qualidade é a mesma do FM normal e o que muda é apenas a faixa que invés de começar em 88.0 MHz, começa em 65.8 MHz. Nosso assunto de hoje não é sobre este padrão e sim sobre os novos padrões que são o DAB (Digital Audio Broadcasting) e o DAB+ (Digital Audio Broadcasting Plus). Esse padrão de rádio digital proporciona as emissoras de rádio uma qualidade igual ao CD e sem chiados. O processo migratório será igual aos da TV Digital que aos poucos passou a fazer parte da vida dos Brasileiros. A migração do sinal analógico de TV para o digital ainda acontece no Brasil, mas já está a passos largos. A migração para o DAB e DAB+ deverá seguir os mesmos moldes, porém os rádios atuais vendidos aqui no Brasil não dispõem de decodificador deste sinal e por tanto novos rádios deverão ser adquiridos pelos ouvintes. 

As Tv's de tubo aos poucos deram lugar as TV's de LCD e Leds e no começo do processo migratório alguns TVs de LCD não vinham com o conversor digital embutido para receber o sinal digital e isto obrigava o telespectador a comprar um conversor digital e no caso do rádio poderá acontecer da mesma forma com este decodificador sendo ligado na saída auxiliar dos rádios que e sua maioria já vem de fábrica. Quem desejar dar um passo a frente na nova forma de transmissão que é muito mais fiel, imune às interferências e ruídos e com maior capacidade de transmissão de informações, poderá adquirir na em sites especializados como o AliExpress. Na hora de fazer a busca basta digitar na barra de pesquisa do Site o nome "rádio DAB" que várias opções irão aparecer. Os preços são variados, mas a partir de R$: 150,00 você já pode ter seu rádio equipado com DAB e DAB+.

Reforçamos que o rádio digital já é adotado em alguns países e pode ser recebido via satélite. Os principais problemas do sinal analógico de rádio são as interferências, deterioração do sinal com a distância e reflexões, ruídos e muito mais. Tais problemas fazem com que os rádios e a TV's analógicas necessitem de potências elevadas, antenas eficientes para dar cobertura a uma área relativamente pequena. Outro problema encontrado no sinal analógico de rádio é a  limitação para a acomodação de muitos canais de informações, já que cada estação ocupa uma banda larga, com um aproveitamento sofrível do já limitado espectro eletromagnético. A migração do rádio analógico para o digital mudará tudo isso, pois na frequência digital as emissoras de rádio poderão usar na mesma frequência diversos canais, igual acontece na TV Digital. Com novos processos de modulação e transmissão, o rádio digital também vai exigir receptores especiais, mas quando isso ocorrer, o investimento no equipamento vai compensar plenamente as vantagens que poderemos ter nesta nova forma de radiodifusão. 

Em vários países a radiodifusão já opera, inclusive via satélite com uma velocidade crescente para a adoção de seus equipamentos que, como tendência normal, à medida que sua procura aumentar, deverão se tornar cada vez mais baratos. Em resumo o DAB ou Digital Radio Broadcasting é o nome dado para a nova modalidade de transmissão de sinais de áudio emitindo por estações terrestres para recepção em equipamentos de mesa, embarcados (automotivos, etc.) e portáteis. Como o nome sugere, os sinais são transmitidos no formato digital, com a finalidade de se obter uma qualidade de som semelhante à obtida com os CDs comuns. Segundo pessoas que ouviram o rádio digital pela primeira vez, podendo com isso fazer uma comparação com o rádio comum, o que se destaca no seu som a sensação de “presença”, com uma qualidade muito melhor de som.

Com relação aos aparelhos receptores do sinal DAB e DAB+  maioria conta com um display que mostra o nome da emissora transmitida e o programa que está sendo reproduzido. No sinal FM os rádios contam com o padrão RDS que mostra no display o nome da emissora transmitida. O modelo do rádio que ilustra nossa matéria é o Pocket DAB da empresa DAB9. Ele é um modelo compacto e fácil de operar. Abaixo você confere as especificações dele.


Especificação

    1.Suporte ao formato de rádio: dab + e rádio fm ·

    2.Dab + freqüência: banda iii (174.00 -240.00mhz) ·

    3.Freqüência de fm: 87.5-108mhz com rds ·

    4.Número de presets: 10 dab e 10 canais fm

    5.Cartão sd mp3 play: 32g max ·

   6. Saída de potência do orador: 3w rms

    7.Saída de potência de fone de ouvido: estéreo 8mw rms

    8.Fonte de alimentação: micro usb tomada de carregamento de energia

    9.E bateria de lítio recarregável de 1000mah para dentro ·

    10.Tempo de uso: aprox. 22 horas (modo de fone de ouvido) e 10 horas (modo de alto-falante)

    11.Tempo de carregamento: aprox. 3 horas ·

    12.Dimensão: 105x62x20mm

Postar um comentário

0 Comentários