Header Ads Widget

Alta de 82% nos gastos com viagens aéreas puxa consumo das classes C e D em Pernambuco



Pesquisa da Superdigital, fintech do Grupo Santander, apontou que os pernambucanos apresentaram um incremento no consumo de 1,7% em março ante fevereiro de 2022.
 
O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias das classes C e D no País é com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%).
 
Em março, 86% dos gastos dos brasileiros foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.
 
Puxado por um aumento no consumo de 82% nos gastos com viagens aéreas, Pernambuco fechou março com uma elevação de 1,7% no consumo das classes C e D em relação ao mês anterior. O resultado freou a queda de fevereiro, quando o Estado apresentou um decréscimo de 2,9%. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica.
 
Além do item Companhias Aéreas, os setores que se destacaram em Pernambuco, em março, foram Rede Online (40%), Combustível (14%), Automóveis e Veículos (14%), Hotéis e Motéis (11%), Serviços (10%), Transporte (5%), Restaurante (2%), Prestadores de Serviços (2%) e Supermercado (2%). Por outro lado, as classes C e D no Estado gastaram menos com Diversão e Entretenimento (-36%), Lojas de Artigos Diversos (-10%), Drogaria/Farmácia (-4%), Lojas de Roupas (-3%) e Telecomunicação (-1%).
 
Brasil 
O cenário em Pernambuco é semelhante ao do Brasil. Segundo o levantamento, os setores que mostraram recuperação mais significativa no País nesse período foram Companhias Aéreas (11%), Rede Online (11%), Automóveis e Veículos (10%), Combustível (7%), Serviços (7%) e Transportes (4%). Na contramão, setores como Diversão e Entretenimento e Telecomunicações recuaram, 9% e 2% respectivamente. No balanço geral, o consumo subiu 1%.
 
Exceto o Sul do Brasil, que mostrou um recuo no consumo das classes C e D (-2,4%), todas as regiões registraram altas, puxadas pelo Centro-Oeste (6,4%), seguido do Nordeste (1,5%); Sudeste (1,4%) e Norte (1,3%).
 
“Certamente o que impactou os gastos com companhias aéreas foi a alta sofrida nos preços das passagens, decorrente do aumento no valor dos combustíveis. Prova disso é que o próprio gasto com combustível das classes C e D também cresceu. Os preços das passagens aéreas de voos domésticos no Brasil subiram até 40% em março, de acordo com dados de plataformas de emissão de passagens, e a maioria dos bilhetes emitidos pelas classes D e C são para voos domésticos”, explica Luciana Godoy, CEO da Superdigital no Brasil.
 
O levantamento mostra também que o principal gasto do orçamento das famílias é com Supermercados (37%), seguido de Restaurantes (13%) e Lojas de Artigos Diversos (10%). Em março, 86% dos gastos foram feitos presencialmente, o que representa um ponto percentual a menos em comparação a fevereiro.
 
A Pesquisa de Hábitos de Consumo da Classes C e D da Superdigital apontou aumento significativo no ticket médio dos gastos com Companhias Aéreas. Além disso, o ticket médio com Automóveis e Veículos, Rede Online, Lojas de Roupas, Combustíveis e Transportes também aumentou.
 
Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link
 
Sobre a Superdigital
A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular. 

Postar um comentário

0 Comentários