Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Siemens lança CS Advisor, ferramenta digital aplicada ao monitoramento de equipamentos da indústria


  • Solução vem sendo desenvolvida desde 2018 e a partir de 2020 foi testada em uma indústria do setor madeireiro no sul do Brasil

  • Planejamento das manutenções ocorre com base em históricos de informações registradas no sistema de nuvem MindSphere

  • Companhia sai na frente no monitoramento de inversores de frequência e se consolida no mercado com muita agilidade

Empresa focada em inovação e digitalização, a Siemens entrega soluções que se materializam em formato de jornada, ou seja, a companhia oferece um conjunto completo de produtos e serviços para integrar toda a cadeia de valor. Foi em um destes momentos de monitoramento contínuo com clientes que a divisão Digital Industries detectou que poderia ir além e trazer mais uma funcionalidade para antecipação de problemas. Nascia ali a ferramenta baseada em software CS Advisor, que fica ancorada no MindSphere, sistema operacional aberto para a Internet das Coisas que permite a conexão de equipamentos e aproveita os grandes volumes de dados gerados pelos ativos para obter insights sobre as linhas de produção. 

De maneira pioneira no mercado da digitalização das indústrias, o CS Advisor chega para fazer um diagnóstico remoto do funcionamento dos inversores de frequência, auxiliando nossos clientes na condução de seus negócios, trazendo transparência, confiabilidade e agilidade na manutenção”, diz André Braga, especialista em produtos da Siemens, que ao lado da equipe, vêm estudando como implementar a solução desde 2018. Colaborou para o sucesso desta iniciativa o fato de a pandemia ter trazido métodos disruptivos para a condução dos negócios – os clientes também buscavam soluções nesse sentido. 

O inversor de frequência é um dispositivo eletrônico composto por uma série de circuitos eletrônicos e de potência que permitem controlar e variar a velocidade, posição e ou torque de um motor elétrico. Esse equipamento é amplamente utilizado na indústria pelo fato de ser eficiente, robusto, durável, além de prolongar a vida útil dos motores, executando a proteção. É importante lembrar que drives requerem cuidados e ações de manutenção. Os equipamentos que são monitorados pelo CS Advisor (o projeto-experiência da ferramenta ocorreu entre setembro de 2020 e setembro de 2021) são, em sua maioria, o cerne principal da produção de um cliente. Se parados, trazem prejuízo imediato. O piloto ocorreu dentro de um cliente da indústria do setor madeireiro no sul do Brasil, que enfrentava algumas adversidades em sua linha de produção. Com a possibilidade de usar a solução, a equipe Siemens fez o diagnóstico e já se deslocou da base, em São Paulo, com o foco necessário para agir, economizando todo tempo de análise in loco e consequentemente poupando recursos do cliente.

“Estamos vivendo a era de ouro da transformação digital das indústrias. Os recursos da digitalização estão cada vez mais acessíveis e, muitas vezes, sua implementação beneficia rapidamente o negócio, como é o caso do CS Advisor”, diz Braga.

Planejamento das manutenções ocorre com base em históricos de informações registradas na nuvem MindSphere. 

Foto: Divulgação Siemens

Postar um comentário

0 Comentários