Header Ads Widget

Alexa agora vai atender clientes TIM



A TIM oferece atendimento pela inteligência artificial da Amazon, utilizando tecnologia e consultoria da IBM

Alexa, pedir para o atendimento da TIM minha segunda via”. “Olha, eu consigo enviar a segunda via da sua fatura aberta por email ou SMS. E então? De que maneira você prefere?”, responde a inteligência artificial por voz da Amazon, integrada à TAIS, assistente virtual da TIM. Esse é apenas um dos vários cenários possíveis de interação com o dispositivo inteligente que os clientes TIM Black Família terão à disposição a partir de agora. O novo canal de relacionamento da TIM, implementado em parceria com a IBM Consulting, é mais uma opção oferecida pela operadora. Neste primeiro momento, clientes já podem solicitar sua fatura e obter informações sobre assuntos variados. Em breve, novos serviços como aprovação de dependentes e consulta de benefícios do plano serão disponibilizados utilizando conceitos e uma forma diferenciada de se comunicar.

"À medida que os hábitos evoluem, a TIM encontra maneiras de adaptar e humanizar a sua tecnologia de relacionamento com soluções que tragam conveniência e resultados rápidos para as demandas dos clientes. Queremos também criar experiências surpreendentes, adaptando o atendimento a diferentes momentos e locais, acolhendo o cliente da melhor forma, inclusive, com o uso de Alexa. Estamos evoluindo para a próxima fase do atendimento por IA, aperfeiçoando e ampliando as opções de interação entre os clientes e a operadora", explica Saverio Demaria, diretor de Customer Relations da TIM.

Para utilizar o atendimento da TIM em Alexa, o cliente deve acionar a Skill da operadora dizendo: “Alexa, abrir o atendimento da TIM”. Internamente, a TAIS, assistente virtual com inteligência artificial da TIM, irá fazer a interface com Alexa por meio do IBM Watson Assistant na IBM Cloud.  De acordo com Auana Mattar, CIO da TIM Brasil, a TAIS transformou o atendimento automático da TIM numa nova experiência para o cliente, mais personalizada, diversificada e ágil. Através dessa nova abordagem, que combina voz em linguagem natural, jornadas conforme contexto do cliente, análise de sentimento e curadoria, as necessidades dos consumidores são detectadas de forma preditiva e automática, gerando soluções e medidas corretivas para o cliente.

“A TAIS já responde a diversos tipos de solicitações nos canais de atendimento da operadora e resolve as demandas por meio de automações inteligentes e a busca por análise de dados. O lançamento da Skill da operadora em Alexa, segue a estratégia de inovação da TIM em disponibilizar um atendimento natural onde o cliente esteja, até mesmo em momentos de interação onde não há o uso do dispositivo móvel”, destaca Mattar.

Para Argus Cavalcante, Associate Partner da IBM Consulting Brasil e líder do projeto com a TIM, estamos “vivendo uma era em que os provedores de serviço de comunicação são um terreno fértil para a implantação de assistentes virtuais, pois lidam com grandes volumes e diversidade de interações com os clientes. A integração de Alexa à assistente virtual da TIM é mais uma evolução importante que estamos levando a esse ambicioso projeto de tornar a experiência omnichannel de seu cliente mais amigável, ágil e eficiente.” 

Todos poderão utilizar o novo canal de atendimento, que evoluirá constantemente com novas funcionalidades e para outros planos. Inicialmente, apenas usuários dos planos TIM Black Família conseguem ter acesso aos serviços. Clientes de outros planos serão direcionados para o aplicativo MEU TIM, para a landing page da operadora ou receberão SMS com orientações sobre como resolver suas dúvidas com a TIM. 

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. Reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país, está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 14 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria Geral da União (CGU) com o selo “Pró-ética” e a obter a certificação ISO 37001. Por meio do Instituto TIM, já beneficiou mais de 700 mil pessoas desde 2013, democratizando ciência, tecnologia e inovação em 500 municípios de todo o Brasil. Para mais informações, acesse www.tim.com.br.

Postar um comentário

0 Comentários