Header Ads Widget

Opera GX e GameMaker lançam GXC, nova plataforma para criação, compartilhamento e monetização de games



O Opera acaba de anunciar o lançamento da sua nova plataforma de jogos, a GXC, que está disponível para usuários e criadores experimentarem em Open Beta. A GXC permite que os criadores publiquem e compartilhem games e que os jogadores experimentem instantaneamente um catálogo desenvolvido por entusiastas e pioneiros no GameMaker Studio 2, que vai de jogos de RPGs a Arcade Action. Todos podem ser aproveitados diretamente no navegador Opera GX de forma gratuita. É possível ainda fazer login, enfrentar amigos, compartilhar desafios e ganhar prêmios semanais.

A GXC é um passo importante do Opera para tornar a criação e a publicação de jogos tão fácil quanto postar nas redes sociais. A plataforma elimina um dos maiores problemas para os criadores de games, uma vez que a ferramenta oferece maneiras de alcançar um público cada vez mais amplo e promover o seu jogo entre usuários altamente engajados do Opera GX. Além disso, os melhores deles podem ganhar um prêmio mensal de US$30.000. A novidade é resultado do sucesso e do rápido crescimento da comunidade de usuários do Opera GX e segue a mudança recente no modelo de licenciamentos, que agora são livres para desenvolver jogos com o GameMaker Studio 2.

Assim, o objetivo do Opera com a GXC é democratizar a criação de jogos. Os usuários que se inspiram nesses games podem se tornar criadores de conteúdo, através do download do GameMaker Studio 2 e da construção de jogos com essas ferramentas gratuitas. Depois é só publicá-los facilmente na plataforma para receber feedback instantâneo dos jogadores.

“Acreditamos que a criação de jogos é a próxima fase para a economia dos criadores e estamos aqui para agitar o mundo e tornar a criação e a publicação de jogos mais acessível do que nunca. Nosso objetivo é desenvolver a GXC como uma verdadeira alternativa às plataformas de games dominantes”, disse Krystian Kolondra, Vice-Presidente Executivo de Browsers e Gaming no Opera.

O GameMaker, que faz parte do Opera Gaming, viu um aumento no interesse deste mercado e mais do que o triplo da quantidade de novos downloads desde que tornou o GameMaker Studio gratuito para uso, no último verão. Logo após, Opera GX e GameMaker convidaram criadores de jogos a se juntarem à plataforma GXC com a oportunidade de validar e demonstrar ideias para novos jogos, diminuindo o tempo de lançamento no mercado.

“Agora que a plataforma tem os 500 jogos iniciais, temos o prazer de convidar os jogadores a conferir em Open Beta”, acrescentou Krystian. ‘‘Em breve, começaremos a testar opções de monetização para esses criadores, estabelecendo desta forma um ecossistema com uma moeda virtual e com incentivo de anúncios”.

O Open Beta do GXC vai ser lançado com mais de 500 jogos disponíveis para serem acessados instantaneamente e com mais games sendo adicionados a cada dia. Eles estarão divididos por categorias para que os usuários possam descobrir os que mais gostam. As listas com curadoria do Opera incluirão jogos em alta, populares e com as melhores avaliações. Os criadores também poderão usar tags para identificar os seus jogos e auxiliar ainda mais nas descobertas dos usuários. 

Outra novidade da plataforma da GXC são os desafios semanais. Eles oferecem aos usuários a chance de participar de tarefas e competir entre si pela chance de ganhar prêmios a cada semana. A GXC também vai trabalhar com influenciadores digitais, que são super populares no momento, para definir os seus próprios desafios a fim de dar aos jogadores a oportunidade de competir contra os seus criadores de conteúdo favoritos. A GXC Open Beta está disponível para criadores e jogadores e o download pode ser feito através do site https://gxc.gg/. O trailer da plataforma GXC pode ser conferido em https://operagx.gg/gxc_video.

 
Sobre Opera e Opera GX 

Opera é um inovador global da web. Os navegadores Opera, novos produtos e soluções fintech são a escolha confiável de centenas de milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo. Opera está sediada em Oslo, Noruega e listada na bolsa de valores NASDAQ (OPRA). https: //opera.com

Em 2019, Opera lançou o Opera GX, um navegador desenvolvido para jogadores com recursos que incluem inúmeras opções de personalização, efeitos sonoros, música de fundo, um design inspirado em jogos, bem como limitadores de CPU, RAM e largura de banda de rede que tornam o navegador menos consumidor de recursos e deixa mais recursos para jogos. O Opera GX teve um grande crescimento no ano passado, com uma base de usuários de mais de 9 milhões de jogadores ativos mensais altamente engajados. A base de usuários do Opera GX cresceu 350% entre 2019 e dezembro de 2020 e continua crescendo em ritmo acelerado. O Opera GX continua recebendo altas classificações (4,7 de 5,0). Também lançou recentemente o servidor Discord, que rapidamente se tornou o número um na comunidade de Ciência e Tecnologia com mais de 450 mil membros. Em junho de 2021, o Opera GX tornou-se disponível em dispositivos móveis como o primeiro navegador móvel do mundo projetado para jogadores.

Sobre GameMaker Studio 2 

GameMaker Studio 2 é a tecnologia de desenvolvimento de jogos multiplataforma mais rápida e amigável que existe. GameMaker Studio 2 foi completamente redesenhada com usabilidade e eficiência em seu núcleo, permitindo que artistas e criadores de jogos criem jogos em uma única base de código e depois os publiquem para rodar nativamente em múltiplas plataformas, incluindo Android, iOS, HTML5, PlayStation, Xbox, Nintendo Alternar, área de trabalho do Windows, OS X, Ubuntu, Windows UWP.

A família de produtos GameMaker foi baixada mais de 10 milhões de vezes desde 2012. A equipe por trás dela está sediada em Dundee, Escócia, e foi adquirida pela Opera em janeiro de 2021.

Postar um comentário

0 Comentários