Header Ads Widget

Intercâmbio entre Academias de Letras e Artes fortalece segmentos cultural e econômico de Limoeiro



O fim de semana no município de Limoeiro foi marcado pelo intercâmbio entre a Academia Limoeirense de Letras e Artes (ALLA) e a Academia Escadense de Letras (AELE). Vivenciada no sábado (6) e no domingo (7), a programação aqueceu a Cultura, o Turismo e a Economia da Princesa do Capibaribe. Além disso, os eventos fortaleceram a troca de experiências entre as entidades e abriram portas para novas oportunidades, inclusive, com outros municípios, a exemplo de Camaragibe. Com 120 acadêmicos, a AELE trouxe para Limoeiro a ampla experiência de projetos, ações, intervenções e intercâmbios nacionais e internacionais.

Para a presidenta da ALLA, que em novembro completa dois anos de fundação, professora doutora Lindalva Freitas, o encontro teve importância cultural, literária e econômica. “Aceitamos o convite e o desafio de receber uma academia de grande porte, reconhecida dentro e fora do país. É um marco histórico. É uma realização e uma contribuição muito grande para o município, pois são pessoas que trazem recursos”, pontuou Lindalva. Integrantes das Academias de Moreno e Camaragibe também participaram do evento.

Na manhã do sábado, os convidados foram recepcionados na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Jandira de Andrade Lima sob a apresentação do Bloco Calú Mulher. “Além da apresentação cultural, o bloco mostrou o empoderamento e o papel da mulher na sociedade. O personagem calú, que era uma apresentação apenas masculina, hoje conta com mulheres”, destacou a presidenta da ALLA. A recepção ainda contou com declamação de Literatura de Cordel. “Foi um dia cheio de cultura e de momentos maravilhosos”, completou.

Ainda no sábado, no período da tarde, os presidentes das Academias participaram do intercâmbio no plenário da Câmara de Vereadores de Limoeiro. A pauta transmitiu a mensagem de que uma academia de letras e artes numa cidade soma, contribui, agrega, inclui e modifica a vida das pessoas. “Limoeiro é um celeiro de talentos, tanto na Arte como na Literatura, e não poderia ficar de maneira nenhuma sem uma academia”, reforçou Lindalva. Ele ainda lembrou que, na região, Limoeiro é o único município que conta com uma unidade voltada ao cultural e ao literário.

De acordo com a professora Rosilda Araújo, presidenta da AELE, o intercâmbio reforça a importância da socialização das atividades que acontecem em Escada e que podem chegar a Limoeiro e outras cidades pernambucanas. “Quando decidimos pelo intercâmbio, nosso objetivo não era apenas tomar conhecimento da cultura e da arte da cidade, mas gostaríamos de fortalecer e socializar as atividades que temos desenvolvido. O papel de uma academia é ajudar artistas, poetas, atores e, juntos, podermos consolidar a Literatura e a Arte”, comentou.


Feliz com a recepção, Rosilda Araújo destacou o empenho e a participação do prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, nas atividades. “Esse envolvimento do gestor municipal dá uma força muito grande para o desenvolvimento de ações que contribuam para consolidação e fortalecimento da Cultura e da Literatura”, pontuou. A realização do intercâmbio contou com o incentivo da Prefeitura de Limoeiro, por meio da integração das secretarias municipais. “Parceria. Isso é muito importante e deixo aqui registrado”, completou a escadense.

Durante o fim de semana, os representantes das Academias de Escada, Moreno e Camaragibe lotaram todos os leitos de um hotel da cidade – refletindo fortemente nos setores da hotelaria e da gastronomia. Por isso, no domingo, os visitantes fizeram um passeio por Limoeiro para conhecer pontos turísticos. Acompanhados pela secretária de Cultura e Turismo, Dolores Carmem, os visitantes passaram pela Praça da Bandeira, Cristo Redentor, Sede da Prefeitura, Casa do Coronel Chico Heráclio, Galpão das Artes, Reconciliação, Espaço Lionarte e Igreja Matriz.

“Tivemos um grande intercâmbio cultural e intelectual que precisamos valorizar para cada vez mais divulgar nossa cidade. Durante dois dias, Limoeiro respirando cultura. O pessoal que faz parte da Academia Limoeirense de Letras e Artes tem uma história e uma riqueza que dão brilho maior a humanidade. Nada mais importante do que valorizarmos a iniciativa da ALLA em trazer turistas, que são artistas que vão divulgar a nossa cidade”, ressaltou o gestor municipal. Orlando também agradeceu a visita e o investimento deles durante o fim de semana na cidade.

Homenagens – Ainda dentro da programação, a ALLA deu posse a cinco novos acadêmicos durante o encontro na Casa Professor Agripino de Almeida. José Rodrigues da Silva (Zé de Teté), Valdeluce Albuquerque da Silva, Isabella Caroline Barbosa de Andrade, Maciel Luiz de França e Luíza Marina de Andrade Oliveira passam a integrar a banca de imortalizados. Em uma postagem nas redes sociais, a professora Isabella Andrade agradeceu e utilizou uma frase do poeta Fernando Pessoa para descrever o momento: “O homem é do tamanho do seu sonho”.

Foto Wilker Matos

Via | PML


Postar um comentário

0 Comentários