Header Ads Widget

FESTEL movimenta Centro Cultural de Limoeiro ‘E, antes de tudo, seria o fim’: Encerramento do 19° FESTEL movimenta Centro Cultural de Limoeiro



Nas noites de sábado (6) e domingo (7), o Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça foi palco do encerramento do 19° Festival de Teatro de Limoeiro (FESTEL), promovido pela Companhia de Eventos Lionarte. Na edição deste ano, realizada em formato híbrido por causa da pandemia da Covid-19, com eventos virtuais e presenciais, o FESTEL homenageou o artista limoeirense Maciel Alves. Em seu último ato, o festival, que contou com os apoios da Prefeitura Municipal de Limoeiro, da Federação de Teatro de Pernambuco (FETEAPE), da Casa Primor e do Escritório de Contabilidade Queiroz e Silva, apresentou ao público o espetáculo “E, antes de tudo, seria o fim”.

A peça teatral narrou a história de uma matriarca que vivia presa às suas convicções e tradições, criadas por suas sombras, seus recalques e suas sete filhas. Pertencente ao gênero dramático, o conto teve cenas irreverentes e surpreendentes.

O presidente da Lionarte, Radaméis Moura, agradeceu ao público, por ter comparecido em peso ao Centro Cultural, e à gestão municipal, pelo apoio à realização do 19° FESTEL. “A Companhia de Eventos Lionarte tem orgulho de escrever história no teatro de Limoeiro há 33 anos. E contamos com o apoio da Prefeitura para continuarmos valorizando a Cultura do nosso município”, destacou.

A secretária de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, Dolores Carmen, externou sua imensa satisfação por prestigiar a obra, encenada no prédio onde funciona a pasta a qual encabeça. “O espetáculo tem uma dramaticidade muito envolvente, que prende a atenção das pessoas do início ao fim, e comprova que a nossa cidade tem muitos artistas talentosos”, comentou.

Valorizar a Cultura, enquanto expressão máxima de um povo, é um dos maiores compromissos do poder público municipal, destacou o prefeito Orlando Jorge. “Limoeiro é um município que respira Cultura. No mês passado, nossa gestão teve a honra de organizar o primeiro Mês das Crianças e a Feira de Artesanato e Gastronomia. Agora, estamos apresentando a Exposição Mestres dos Saberes, lá no Centro de Criação Galpão das Artes, com obras feitas por mais de 100 jovens limoeirenses que estudam na rede pública de ensino. Hoje, tivemos a felicidade de apoiar o FESTEL. Em dezembro, Limoeiro estará presente na Fenearte, em mais uma grande oportunidade para nossos artesãos”, disse, recordando diversas iniciativas promovidas ou apoiadas pelo governo limoeirense neste ano de 2021.

Homenageado na 19ª edição do Festival de Teatro de Limoeiro, Maciel Alves não escondeu o entusiasmo e a emoção pelo reconhecimento aos serviços prestados à Cultura e à Arte da Terra Amada. “Quero agradecer a todos que fazem o FESTEL pelo carinho. Este evento marca a retomada das atividades culturais, que foram prejudicadas pela pandemia. Porém, resistimos e aqui estamos”, concluiu.

*Foto Wilker Matos

Via | PML

Postar um comentário

0 Comentários