Header Ads Widget

Casos de diabetes tem alta significativa em 2021



Segundo dados preliminares do Atlas Diabetes deste ano, houve um aumento de 16% nos casos da doença em adultos de 20 a 79 anos.

A Federação Internacional de Diabetes divulgou os dados preliminares do Atlas Diabetes 2021. O estudo mostrou um grave aumento de casos da doença este ano. Os resultados foram divulgados às vésperas do Dia Mundial do Diabetes, que acontece neste domingo (14). O documento mostra que houve um aumento de quase 16% nos casos da doença em adultos (de 20 a 79 anos) em todo o mundo.

Na última edição, publicada em 2019, eram 463 milhões de pessoas vivendo com a enfermidade, saltando para 537 milhões este ano - 16,8 milhões de pessoas apenas no Brasil.  O aumento é ainda mais preocupante devido à pandemia da Covid-19. A doença piora o prognóstico dos pacientes que são infectados pelo coronavírus, aumentando o risco de hospitalizações e mortes.

O diabetes é silencioso e não costuma apresentar sintomas no começo. Por isso, é importante fazer os exames de rotina e prestar atenção nos sinais. Fome frequente, sede constante, feridas que demoram a cicatrizar, vontade de urinar várias vezes ao dia e formigamento nos pés e mãos são alguns dos sinais da doença. Além dos sintomas indesejados da hipoglicemia (tonturas, enjoos), o diabetes pode ter riscos mais graves como lesão nos rins, degeneração dos nervos, cegueira, riscos de AVC e infarto. “Por ser uma das doenças mais comuns no mundo todo, o Dia Mundial do Diabetes  deve ser lembrado para que as pessoas tenham mais conhecimento sobre o que é a doença, e principalmente suas formas de prevenção e tratamento”, ressalta Ana Cristina Vieira, nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG).

Para ter um controle das taxas glicêmicas, o acompanhamento médico e alimentação saudável são essenciais para que a doença não se agrave. A especialista destaca que, além de consumir ingredientes integrais, é importante ler os rótulos dos produtos. “Algo que não pode faltar são as fibras, grãos integrais, raízes, carnes magras, oleaginosas como castanha e amêndoas, gorduras boas (abacate , azeite) , frutas com casca e adoçantes naturais como xilitol, stevia. É importante também ler os ingredientes dos rótulos dos produtos antes de consumir, porque o açúcar pode aparecer escondido com nomes como glicose, xarope de glicose ou de milho, frutose, maltose, maltodextrina ou açúcar invertido.”

Tipos de diabetes - Ana Cristina ainda explica que existem vários tipos de diabetes e para cada um, é importante ter um acompanhamento médico e nutricional. Confira abaixo os tipos de diabetes:

Pré diabetes: quando os níveis de glicose no sangue estão mais altos do que o normal, mas não o suficiente para um diagnóstico de Diabetes Tipo 2. Obesos, hipertensos estão no grupo de risco. Ajustando a alimentação e incluindo práticas de atividade física, ajudam a melhorar os níveis de glicose.

Diabetes tipo 1: quando o corpo não produz insulina. Ela pode ser controlada com contagem de carboidrato avançado e alguns tipos de insulina, bomba de insulina.
  
Diabetes tipo 2: quando o seu corpo produz insulina, mas em quantidades insuficientes. O tratamento pode acontecer apenas com dieta e atividade física, ou com medicações orais e às vezes insulina.
 
Diabetes gestacional: se desenvolve na Gravidez, geralmente por hábitos alimentares incorretos, obesidade, idade avançada. O tratamento é feito com a orientação nutricional adequada. Para cada período da gravidez, uma quantidade certa de nutrientes, e prática de atividade física.
 

Confira a receita indicada pela nutricionista

 
Sorvete de Iogurte

rendimento: 8 porções

calorias por porção: 34,40

carboidratos: 5,10

proteínas: 3,50

lipídios: 0,59

Ingredientes:

3 iogurtes desnatados

2 colheres (chá) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de adoçante em pó

Modo de preparar:

Coloque todos os ingredientes numa vasilha. Misture bem e leve ao congelador para endurecer. Retire, coloque no liquidificador e bata por 5 minutos. Volte ao congelador por 2 horas. Retire e bata novamente por 5 minutos. Repita a operação após 2 horas e leve ao congelador até o dia seguinte, quando estará pronto para ser servido.

*Foto internet

Postar um comentário

0 Comentários