Header Ads Widget

Vidas passadas e experiências de quase-morte: o que a Ciência tem a dizer?



O Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, coloca lado a lado renomados representantes da Ciência e da Fé para dialogarem sobre assuntos instigantes que impactam na vida, no bem-estar e no desenvolvimento espiritual e humano.

Promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV), o evento é gratuito e ocorrerá nos próximos dias 19 e 20 de outubro, às 19h30. Em razão da pandemia da Covid-19, o fórum novamente terá formato on-line com transmissão pelo YouTube nos idiomas português, inglês, espanhol e Libras. O debate desta edição será em torno do tema “Vida e morte em diálogo”, proposto pelo próprio público das edições anteriores e serão abordados, entre outras questões, os estudos sobre relatos de vidas passadas e as experiências de quase-morte (EQMs).

Um dos mais importantes investigadores no assunto e que estuda o relato de crianças que descrevem possíveis memórias de suas reencarnações, o dr. Jim Tucker, diretor médico da Clínica de Psiquiatria Infantil e Familiar e professor associado de Psiquiatria e Ciências Neurocomportamentais da Universidade de Virginia, apresentará resultados de suas pesquisas. Ele é hoje o mais reconhecido nome da área, dando continuidade aos estudos pioneiros do dr. Ian Stevenson (1918-2007), que documentou na Ásia milhares de casos de crianças com relatos de lembranças de suas vidas passadas e o respectivo rastreamento de suas supostas reencarnações anteriores.

Do Brasil, a psicóloga Sandra Maciel de Carvalho falará sobre os seus achados dentro da mesma área de investigação, com foco no público brasileiro. Ela destaca que “algumas crianças demonstram comportamento fóbicos ou transtorno de estresse pós-traumático que sugerem uma associação como essas memórias, especialmente pelo modo de morte que elas teriam tido. Algumas crianças não conseguem diferenciar muito sobre o que seria essa suposta vida passada e a vida atual. Então, elas falam como se fosse uma situação presente, às vezes, com certo distanciamento, porque isso parece natural para elas, falar sobre isso, e algumas já trazem um envolvimento emocional mais forte, dependendo, especialmente, do modo de morte que elas teriam tido”, comentou a pesquisadora.

O evento terá ainda a participação do cientista mundialmente conhecido como o primeiro a usar a expressão “experiência de quase-morte” (EQM), o professor Raymond Moody, que pesquisa esses casos desde a década de 1970, envolvendo relatos de centenas de pessoas que vivenciaram experiências ao se deparar momentaneamente com a morte, mas voltaram para contar o que viram. Ele explicou, em entrevista exclusiva: “Experiência de quase-morte (EQM) é uma forma de consciência transcendental ou um estado alterado de consciência que acomete as pessoas quando elas se encontram em um estado fisiológico extremo: o coração pode parar e a respiração também, mas mesmo assim, do ponto de vista delas, elas entram num estado muito profundo de consciência transcendental. E é isso que chamamos de experiência de quase-morte”.

Estas e outras abordagens sobre o tema “Vida e morte em diálogo” serão compartilhadas neste Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV. Para participar, basta se inscrever gratuitamente pelo link https://www.forumespiritoeciencia.org/inscricao/. Também há a opção de adquirir o certificado de participação por um valor bem acessível, com a quantidade de horas para atividades curriculares e universitárias. 

A edição 2021 do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, é uma ação digital sem fins lucrativos e integra os eventos comemorativos dos 32 anos do Templo da Boa Vontade (TBV) e dos 71 anos da Legião da Boa Vontade.

Postar um comentário

0 Comentários