Ultimas Notícias

8/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Profissão Bartender - confira curiosidades



Barman ou bartender é o profissional responsável pelo preparo de drinks clássicos e modernos

A arte de criar e fazer drinks é um talento que poucos dominam. Nesta segunda-feira (04), é comemorado o Dia do Barman, profissional que trabalha no bar do estabelecimento gastronômico preparando e servindo drinks e coquetéis.  A origem da palavra barman vem do inglês e significa literalmente “Homem do Bar”.

Com a explosão da coquetelaria no Brasil e no mundo, a figura do bartender ganhou espaço no mercado. Bares especializados se multiplicaram e os mais renomados restaurantes ampliaram a carta de bebidas apostando em drinks clássicos como gim tônica, além das mil variações de caipirinhas e dos coquetéis autorais. Mas quais habilidades um bom bartender deve ter? Ter boa comunicação e simpatia são essenciais, já que o profissional sempre está em contato direto com o cliente. O gastrônomo e docente do curso de Gastronomia do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Erick Buarque, ressalta a importância da organização e cuidados com a higiene. “Ter organização e cuidado com a higiene, para uma boa apresentação da casa ao cliente, organizar o mise-en-place (pré-preparo) e o bar como um todo, além de passar segurança no sentido de higiene. Esse profissional trabalha na frente, ele está sempre sendo visto e observado. Além disso, ainda é preciso ter curiosidade para sempre criar e testar novos sabores”. 

Os restaurantes e bares têm papel fundamental na profissionalização de seus colaboradores. Constância na formação e busca de conhecimento mostram ao estabelecimento que é preciso sempre estar atento às tendências e da importância de surpreender o cliente. “É preciso que os estabelecimentos ofereçam sempre oportunidades de capacitação, seja através de parceiros (marcas de bebidas e indústrias de equipamentos e utensílios) ou cursos profissionalizantes, técnicos e universitários aos seus colaboradores.  Ao estudar e praticar, o profissional estará sempre antenado às novas tendências nacionais e internacionais, além de estimular a criatividade. É preciso sempre preparar drinks e coquetéis desde os mais tradicionais até os mais autorais, criativos e surpreendentes, aqueles que geram experiência e marcam os clientes”, complementa ainda o gastrônomo

Categorias - Agora que você já conheceu um pouco sobre o que é um barman, entenda a diferença entre as diferentes categorias do barman :

Barman Clássico:  O barman clássico precisa ser apurado. Ele necessita conhecer suas ferramentas de trabalho tanto quanto as bebidas, sempre sabendo um pouco de suas origens e como utilizá-las da melhor maneira possível. O barman clássico também possui conhecimento internacional das receitas de drinks, sabendo como realizá-las de maneira segura. Normalmente seus trajes são formais e geralmente são pessoas que conhecem mais de um idioma.

Barman Freestyle: Malabarismo, pirofagia, acrobacia, dança e mágica normalmente fazem parte da apresentação desta categoria. Dentre essas habilidades, o malabarismo com as garrafas - chamado de flair. Trabalham geralmente em boates, baladas, casas noturnas e eventos do tipo.

Mixólogo ou Mixologista: Este tipo de profissional possui os mesmos conhecimentos que o barman clássico, mas tem um conhecimento mais voltado ao conteúdo moderno. Ele possui conhecimento na área de descobrimento de novos sabores e tem que ter criatividade para criar novos drinks e aromas e são muito requisitados no mundo inteiro. Vestem-se de maneira elegante e costumam ser contratados para eventos de um nível mais alto.

Barman House - É aquela pessoa que se considera um amante das bebidas. Possui um conhecimento diferenciado de pessoas comuns, sabendo basicamente o que precisa para preparação de drinks. Normalmente faz isto como um hobby em casa ou em festa com amigos. 

*Foto Internet

Postar um comentário

0 Comentários