Header Ads Widget

Outubro Rosa e Decreto 042/2021: Prefeitura promove atividades educativas para beneficiários do Bolsa Família e CadÚnico e para servidores



Na manhã desta quinta-feira (28), com o objetivo de vivenciar momentos importantes para o município, a Prefeitura de Limoeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu atividades educativas para servidores da pasta e, também, para beneficiários de programas sociais do Governo Federal. As ações contemplaram o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, e o Decreto Municipal 042/2021, que estabelece coleta seletiva nas repartições públicas municipais.

“Outubro Rosa: um toque muda a vida”

Na palestra “Outubro Rosa: um toque muda a vida”, promovida na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a enfermeira Poliana Galiza tirou dúvidas de beneficiários do CadÚnico e Bolsa Família sobre o Outubro Rosa, campanha anual que destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “As dúvidas mais frequentes das pessoas eram sobre o diagnóstico em homens e em mulheres menores de 50 anos de idade. São temas complexos, mas essenciais para a população. Tivemos interações muito proveitosas”, contou a profissional de Saúde, que atua na UBS Santo Antônio.

Poliana também deu dicas sobre prevenção e cuidados, recordando que a causa do câncer de mama não está relacionada apenas à genética, mas, também, à falta de atividades físicas e de hábitos alimentares saudáveis. “Todos foram orientados a procurar o médico e a enfermeira da UBS da sua comunidade, de modo a agendar os exames específicos para cada situação. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a mamografia é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos. Porém, isso não quer dizer que a mulher não possa realizar o exame em uma idade inferior à informada, desde que se observe que já houve casos de câncer de mama em parentes de primeiro ou segundo grau”, concluiu.

A secretária da pasta, Flávia Melo, destacou que a iniciativa veio em um momento oportuno: exatamente no Dia do Servidor Público, a Prefeitura Municipal de Limoeiro reafirma que se preocupa com a saúde das pessoas. “É importante que nós, enquanto gestão pública, chamemos a atenção dos beneficiários dos programas sociais, para que eles cuidem da própria saúde. Para combater o câncer de mama, é necessário praticar o autocuidado e saibam os encaminhamentos que podem ser feitos”, afirmou.

Neste Dia do Servidor Público, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania uniu o útil ao agradável. Ao presentear os servidores da rede da Assistência Social (SDSC, CRAS, CREAS, CCI e NIP/SEM) com canecas personalizadas, a pasta homenageou merecidamente os funcionários pela data especial e, também, demonstrou preocupação com o meio ambiente, por incentivar as pessoas a não utilizarem copos descartáveis. “É uma lembrancinha e, ao mesmo tempo, um ato simbólico do nosso respeito ao meio ambiente. Parabenizamos os nossos servidores e já demos o pontapé inicial na intenção de diminuir a quantidade de lixos descartáveis, obedecendo ao decreto da coleta seletiva”, destacou a secretária Flávia Melo.

De acordo com o Decreto Municipal 042/2021, publicado pelo prefeito Orlando Jorge no Diário Oficial dos Municípios no dia 6 de outubro, os lixos das secretarias e repartições municipais devem ser separados em secos e úmidos. São considerados secos os materiais recicláveis, tais como papel, plástico, alumínio, vidro, material elétrico, etc. Já restos de comidas e de sementes são considerados úmidos.

Conforme o documento, os órgãos da administração pública municipal têm prazo de 60 dias, contados a partir da publicação do decreto, para separar os resíduos recicláveis na fonte geradora, destinando o material para coleta seletiva, “devendo adotar medidas necessárias para o fiel cumprimento do que estabelece o decreto”.

Via | PML

Postar um comentário

0 Comentários