Header Ads Widget

Os benefícios de uma boa alimentação na prevenção do câncer de mama



Fatores externos e ambientais aliados à má alimentação são responsáveis por cerca de 90% dos casos de câncer de mama.


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do Brasil, com exceção da região Norte, onde a maior incidência é do câncer do colo do útero. A doença, que é causada pelo crescimento anormal de células defeituosas, pode ser originada por fatores genéticos hereditários. O câncer também pode se desenvolver por meio de agentes externos e de maus hábitos alimentares, que representam cerca de 90% dos casos totais da doença. 


A alimentação é um processo necessário e fundamental para a manutenção da saúde humana, mas qual seu papel na prevenção do câncer de mama? 


De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, a alimentação considerada saudável tem como fundamento os alimentos naturais e pouco processados. Para Michele Arruda, nutricionista do Sistema Hapvida, o acometimento de doenças como câncer, também está diretamente relacionado aos hábitos alimentares. “A alimentação exerce um papel relevante na nossa saúde, algumas doenças podem ser prevenidas com hábitos alimentares. É importante evitar alimentos que passam por processos químicos que agridem e danificam as células do corpo, os denominados alimentos ultraprocessados, que são ricos em gorduras, sódio, açúcares e conservantes, que em excesso, são prejudiciais à saúde”.


O consumo de alimentos ultraprocessados é o vilão na prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer de mama. Alimentos industrializados produzem radicais livres, que são responsáveis por oxidar o organismo, deixando-o assim, mais suscetível a doenças. “A ingestão de alimentos naturais auxilia no combate desses radicais livres, atuando como antioxidantes e auxiliando o sistema imunológico. Peixes como o salmão e o atum, que são ricos em ômega-3, são fontes de antioxidantes. Também são indicados oleaginosas, que são alimentos ricos em gorduras boas, como amêndoas, amendoim, castanhas e avelã para aumentar as defesas do organismo”, indica a nutricionista do Sistema Hapvida.


Além da alimentação, manter hábitos saudáveis como praticar exercícios físicos e evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, é fundamental para otimizar a prevenção de várias doenças, dentre elas o câncer de mama. Apesar de todos esses hábitos serem de potencial ajuda, é necessário saber que não são a cura para a doença. Portanto, é necessário manter-se alerta aos sinais e sintomas e realizar consultas regulares com o médico especialista.


Sobre o Sistema Hapvida 


Com mais de 7,1 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, Grupo Promed, além da operadora Hapvida e da Healthtech Maida. Atua com mais de 37 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 47 hospitais, 199 clínicas médicas, 47 prontos atendimentos, 172 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Postar um comentário

0 Comentários